• ATPs participam de oficina da Google sobre gamificação

Publicado em 29/09/2022 - por Daniel Elias, MTB: 59.233

No início do ano, a Secretaria de Educação (Seduc) lançou um pacote de novidades na área da tecnologia dentro do programa Educação do Futuro. Uma das ações foi a parceria com a Google For Educacotion que, além de acesso às ferramentas, oferece também capacitações às equipes técnicas das escolas municipais. A formação mais recente trabalhou com o tema “Envolvimento dos Alunos com a Gamificação”.

A oficina de tecnologia educacional aconteceu nestas terça e quarta-feira (20 e 21). Participaram da capacitação, os assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) das escolas municipais de Praia Grande. Os dois dias de formação foram realizados na sala de Capacitação da Seduc e tiveram como mediadora a coach e trainer da Google For Education, Jucineia Maria de Oliveira.

Durante a capacitação, o objetivo foi de desenvolver estratégias pedagógicas com professores por meio da gamificação de matérias disciplinares. Para abordar o assunto, foram promovidos momentos de aprendizagens com resultados eficazes comprovados. Para isso, buscou-se trabalhar com ações por meio de práticas-interativas e lúdico-pedagógicos com a finalidade de fazer com que os ATPs vivenciassem o conteúdo apresentado.

“O uso da gamificação na educação oferece muitas vantagens no processo de ensino-aprendizagem, principalmente no enfrentamento do desinteresse dos alunos pela sala de aula”, destacou Jucineia de Oliveira. “Por meio dessa ferramenta de maior interação social e participação dos alunos, os quais poderão desenvolver habilidades socioemocionais como a criatividade, colaboração, engajamento, aumento do estrelato, e muito mais”.

Os workshops têm por finalidade tornar os professores digitalmente fluentes, integrando recursos tecnológicos em sala de aula. Também visa a incentivar mais desafios e projetos, dando a cada aluno a oportunidade de construir um futuro sem fronteiras para suas conquistas e realizações. “Afinal, tecnologia sem metodologia não tem sentido para um professor. Devemos sempre considerar questões metodológicas em nossos processos de ensino e considerar a tecnologia como aliada”, enfatizou a coach