• Emoção marcou a entrega da EM Ícaro Batista Cardoso

Publicado em 15/02/2022 - por Autor desconhecido

A emoção marcou a solenidade de entrega da nova unidade de ensino do Bairro Boqueirão. Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de Praia Grande inaugurou a EM Ícaro Batista Cardoso. A escola recebe o nome em homenagem ao ex-funcionário público que atuou nas secretarias de Educação (Seduc) e Assistência Social (Seas). O espaço atenderá alunos com idade de 0 a 3 anos, em turmas de Berçários I, II e III e terá a capacidade de atender até 306 crianças, de acordo com a demanda.

O nome de Ícaro Batista foi uma indicação da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca. A recomendação foi abraçada prontamente pela secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, que levou a ideia à prefeita, Raquel Chini. Os pais e familiares do homenageado participaram da solenidade, que também contou com a presença de amigos do ex-funcionário e demais autoridades do Município.

Durante seu discurso, a secretária de Educação fez questão de enaltecer a importância da nova unidade para os moradores do Bairro Boqueirão. “São mais de 300 vagas que entregamos para essa comunidade. Agradeço o privilégio de poder viver esse momento especial. Sabe quando Mario Cortella diz ‘que a vida é curta e não podemos apequená-la’ ao nos deparar com a história de vida do Ícaro percebemos que ele fez isso em sua vida, pois, por onde passou deixou a sua marca”, referenciou.

A prefeita, Raquel Chini, fez coro à afirmação da professora Cida Cubilia ao lembrar do filho Gabriel, falecido há dois anos. “Meninos como o Ícaro veio para essa vida com objetivo de levar felicidade às outras pessoas. Esse foi o legado que ele nos deixou. Toda essa parceria, a amizade que conquistou, o companheirismo, o comprometimento, estão entre os ensinamentos que, com certeza, serão transmitidos aos alunos que passarem por essa unidade”.

Após a solenidade, as autoridades participantes descerraram a placa que marca inauguração da unidade. A prefeita Raquel Chini entregou às mãos dos familiares uma réplica da mesma que será colocada na entrada da EM Icaro Batista Cardoso. A direção da nova escola também fez questão de condecorar os pais do homenageado com uma imagem em formato de caricatura onde mostra o ex-funcionário tocando uma guitarra (um de seus hobbies).

Estrutura – A EM Icaro Batista Cardoso foi lotada no prédio onde funcionava o Centro Estadual de Educação Supletiva Max Dada Gallizzi (Ceesmag), após obras de adaptação. Para isso, a Secretaria de Educação (Seduc) fez adequação aos espaços que serão utilizados pelas crianças, bem como a parte administrativa e de serviços. A unidade conta com secretaria, almoxarifado, arquivo morto, diretoria, hall de entrada e banheiros para funcionários no setor administrativo. Enquanto o de serviços tem cozinha, despensa e depósito de material de limpeza.

Além disso, após as obras de adaptação, a unidade conta com sete salas que serão utilizadas por alunos dos Berçários I, II e III (ciclos I e II). A escola conta ainda com brinquedotecas, banheiros, lactários, playground, pátio coberto com refeitório e área de circulação.

Devido às adequações e reformas, a obra conta com novas instalações elétricas, hidráulicas e distribuição de gás. Outro ponto diz respeito às adequações da emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Todo o projeto segue o padrão dos prédios escolares construídos pela Administração Municipal, com pontos para instalação de câmeras de segurança, fachada revestida com cerâmica antipichação e gradis