• 7ª edição do Troféu Prêmio Professor evidencia a importância da inclusão em sala de aula

Publicado em 29/12/2022 - por Beatriz Boturão, MTB: 91.943

A 7ª edição do Troféu Prêmio Professor foi inesquecível para os professores da rede municipal de ensino de Praia Grande. O evento aconteceu na última terça-feira (20), no Auditório Jornalista Roberto Marinho. O prêmio permite que os professores inscrevam suas iniciativas pedagógicas que obtiveram resultados positivos em sala de aula.

O concurso condecorou as dez iniciativas que venceram a Jornada Pedagógica deste ano. Os três primeiros colocados, além de receberem o troféu, também recebem como prêmio a promoção no Plano de Carreira do Magistério e têm os projetos publicados na revista online “Práticas de Sucesso” de 2022 que ficará veiculada no site do Cidadão PG (www.cidadaopg.sp.gov.br). Durante a cerimônia de premiação, as crianças do coral da EM Carlos Eduardo Conte de Castro encantaram o público presente cantando diversas músicas.

O concurso Prêmio Professor é uma ótima oportunidade de incentivar a socialização das práticas de excelência dos professores da rede! As iniciativas selecionadas são expostas durante a Jornada Pedagógica pelos próprios autores aos demais educadores que atribuem notas elegendo assim os melhores projetos.

De acordo com o responsável pela Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores, José Amaro de Mendonça Junior, essa é uma excelente oportunidade para trocar ideias e ter novos insights de projetos inovadores para a rede. “Os projetos desenvolvidos durante a pandemia, no ano de 2021, foram avaliados. Os professores encontraram grandes problemas e criaram grandes soluções que podem ser replicadas por outros professores da rede. É uma ótima troca de experiências que pode agregar muito para eles e para os alunos”, afirmou.

Nesta edição, três professoras garantiram os primeiros lugares com seus projetos de sucesso. A Eliane Zompero foi a primeira colocada com o projeto ‘Aulas remotas de libras para a alunos e pais’; em segundo lugar a docente Francisca Chagas Lima, com ‘Aprendizagem ativa: protagonismo e cultura Maker sem complicação’; e Uliciane Leite Torquato Braz, com ‘Brincar, desafiar e conquistar’.

Inclusão é destaque – O primeiro lugar do concurso trouxe à tona um tema de extrema importância para a educação: inclusão. Os desafios para a educação nesse contexto foram ainda maiores durante a pandemia da covid-19, com as aulas remotas. O olhar cuidadoso da professora Eliane fez com que o projeto “Aulas Remotas de Libras para Alunos e Pais” fosse um sucesso.

A professora buscou mostrar que dá para superar as adversidades ao se deparar com a possibilidade de educar alunos com surdez. Para isso, se faz necessária a expansão da língua de sinais (Libras), a fim de mostrar para a comunidade escolar que a acessibilidade é possível e que deve começar de casa. Para isso, a professora colocou em prática estratégias como o diálogo com os responsáveis dos alunos sobre a importância da interação em Libras no contexto familiar e escolar.

Para Eliane, a quebra de barreiras para trabalhar com ferramentas tecnológicas foi o ponto mais desafiador. “Como ponto mais relevante tivemos o envolvimento das famílias que foi muito satisfatório. Não só os alunos, mas os pais tiveram a oportunidade de aprender sobre respeitar as diferenças e saber olhar para as necessidades do próximo. Foi muito gratificante”, disse