ESCOLAS MUNICIPAIS
PUBLICAÇÕES

• Vencedores da Gincana Verde visitam Fortaleza de Itaipu

Publicado em 28/12/2021 - por Autor desconhecido

A Secretaria de Educação encerrou na última quarta-feira (15) as ações relativas à segunda edição da Gincana Verde das Escolas Municipais. Os 25 alunos vencedores da competição educacional tiveram uma manhã diferente, acompanhados por representantes das escolas, ao visitar a Fortaleza de Itaipu, no Bairro Canto do Forte. A ação foi organizada pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA).

Durante a visita, os alunos conheceram a exposição que retrata a linha do tempo do 2º Grupamento de Artilharia Antiaérea. No mesmo local, puderam conhecer as diferentes bandeiras utilizadas para representar o País desde a colonização até o modelo atual. O grupo percorreu as dependências do forte até chegar na primeira ponte, onde tiveram a oportunidade de observar a vista da praia do Canto do Forte.

A premiação da Gincana Verde das Escolas Municipais permitiu ao aluno Gabriel Antônio Lira Conrado, 13 anos, conhecer a Fortaleza de Itaipu. Essa foi a primeira vez que o estudante do 8º ano da EM Governador Orestes Quércia, Bairro Mirim, visitou as dependências do local. “Eu pensava que fosse menor. Está sendo muito legal pelo contato direto com a natureza, que combina com o que aprendemos durante a gincana que é de zelar, cuidar do meio ambiente”.

Do total de 25 alunos premiados, 15 participaram do passeio assim como fez Conrado. Com a visita à Fortaleza de Itaipu, a Seduc fecha as ações relativas à segunda edição da Gincana Verde. “Todos os alunos são vencedores por participarem das ações propostas. Percebemos que despertaram neles a responsabilidade de ajudar a cuidar da natureza e isso é fundamental”, destacou a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Eliane Queiroz.

Processo – O lançamento da segunda edição da Gincana Verde nas Escolas Online ocorreu em 1º de junho. Por conta da necessidade do distanciamento social, as atividades aconteceram de forma virtual. As ações referentes às quatro etapas eram postadas na Plataforma da Educação Ambiental no site do Cidadão PG (www.cidadaopg.sp.gov.br). Os docentes ficaram com a incumbência de trabalhar as propostas com os alunos nas aulas remotas.

O programa contou com quatro etapas. A cada mês, um tema novo foi abordado nas tarefas. Durante o processo, os estudantes realizaram ações relativas ao uso racional da água, coleta seletiva, aterro sanitário e o descarte correto de insumos. Participaram da Gincana Verde das Escolas alunos da rede municipal de ensino das turmas de Infantil II, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.

Além de cumprir com as atividades propostas em cada etapa, os alunos ajudaram a escola. Para isso, auxiliaram a coletar o óleo de cozinha usado e entregaram na unidade de ensino onde estudam. O material arrecadado foi recolhido pela ONG Preserva com repasse de valores à Associação de Pais e Mestres – APM das Escolas Municipais, assim como definido no Programa Renove o Meio Ambiente, da Empresa Cargil