Logo_CME

PROJETOS

HISTÓRIA REGIONAL


IMAGENS ESPECIALISTAS REFERÊNCIAS LOCAIS VISITADOS HISTÓRIA ORAL

História

 Nós, do Centro de Memória da Educação de Praia Grande (CME), acreditamos na necessidade de aproximação do ensino, das práticas e dos conteúdos ao contexto do aluno, principalmente através da Memória e da História.
 Daí a necessidade do aprofundamento das pesquisas sobre a História Regional da Região Metropolitana da Baixada Santista, possibilitando maior contribuição aos projetos desenvolvidos pelos professores nas instituições escolares tendo em vista nossa privilegiada localização territorial e sua incontestável importância na história brasileira.
 Por isso, pensou-se em um curso com trinta horas de duração para os professores da Rede. Percorremos os nove municípios da região: Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe; refazendo e compreendendo os processos históricos de formação, mudanças e permanências territoriais, populacionais, econômicas, culturais, políticas etc. Além disso, entrevistamos especialistas com comprovada atuação e pesquisa nas mais diversas áreas de conhecimento sobre os temas de interesse do projeto.
 O Documentário “História Regional: Território e População” é o primeiro de uma série sobre a História Regional da Baixada Santista, que abrangerá aspectos da região desde as Culturas Sambaqui e Indígena, passando pelos períodos Colonial, Imperial, República e Contemporaneidade, sempre relacionando os aspectos históricos da região.