Logo_CME

PROJETOS

MURAL DA EDUCAÇÃO


IMAGENS

História

 O projeto Mural da Educação foi elaborado em parceria com a Subsecretaria de Assuntos da Juventude como parte da revitalização do Centro Expandido do Boqueirão. Além do mural, a área recebeu novas instalações para a realização da Feira-livre Confinada. O Mural foi pensado em representar a Educação formal e informal em diferentes temporalidades e sociedades. Fazendo-nos refletir sobre o seu papel no seio da sociedade.
 O Mural inicia-se representando o ser humano no período paleolítico, passando pela sedentarização, pelo surgimento das sociedades do mundo Antigo e a criação da escrita. Passa pela Antiguidade Clássica na Europa e também pelas sociedades da Ásia. A cultura indígena também é representada em sua forma de educação coletiva e informal. Passa pelas Artes Liberais e pela modernidade, assim como pela expansão da língua portuguesa na Península Ibérica, chegando até o Brasil por meio da colonização.
 No Brasil, o primeiro sistema de Educação estruturado vem com os Padres Jesuítas, o Ration Studiorum. Finalmente chega às transformações que a sociedade sofreu com a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Por fim o Patrono da Educação Professor Paulo Freire e a possibilidade de transformação por meio da Educação. Termina com os novos paradigmas para a Educação com as novas tecnologias e seus desafios.
 Os painéis foram produzidos pelos artistas Edgar Vieira (Pesado), José Roberto Dantas (Crash), Leandro Shesko (Shesko).