COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL

COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL

Projetos 
Título Descrição Postado
Projeto Recicla Praia Grande na Educação
O projeto Recicla Cidade, criado e executado pela ONG Espaço Urbano, visa a sensibilização e capacitação em educação ambiental dos atores sociais envolvidos no setor de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos, incentivando o aumento da quantidade e qualidade dos materiais destinados corretamente. Além disso, aplica ações de gamificação e mobilização social de forma integrativa e personalizada para toda a população, incentivando uma mudança de cultura de toda a cidade em relação aos resíduos. Através de interações entre vários setores da cidades, nossos maiores objetivos são: Aumentar a quantidade e qualidade dos resíduos destinados corretamente; Aumentar o protagonismo das cooperativas nas decisões e planejamento; Estimular a conscientização, usando uma linguagem própria para cada setor.
25/06/2024
Projeto Oficina Vocacional (projeto de vida)
Este projeto tem a finalidade de propor práticas sobre “Projeto de vida na escola (oficina vocacional)” nas 13 escolas municipais de Complementação Educacional, por meio de atividades que estimulem o estudante a descobrir preferências e habilidades, a se autoconhecer e a se projetar no futuro. Assim, poderá fazer escolhas conscientes e alinhadas com os seus anseios para a vida adulta, na esfera pessoal, social e profissional, buscando, dessa forma, uma vida mais plena e mais feliz. A escola não é um lugar para transmitir às crianças apenas formação acadêmica, nas áreas de exatas, humanas e biológicas. As instituições de ensino têm como papel a formação de indivíduos e de cidadãos para o mundo. O projeto de vida na escola é uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por isso, é essencial que as instituições de ensino trabalhem esse tema em sala de aula.
07/03/2024
Projeto Educação Financeira
Este projeto tem a finalidade de propor práticas sobre a Educação Financeira nas escolas de Complementação Educacional, por meio de atividades que estimulem a reflexão do educando com relação aos recursos financeiros, sendo desenvolvido pelos pilares (componentes) presentes na unidade escolar. A intenção é a de que o aluno possa caminhar até a adolescência tendo noções de como a matemática financeira pode ajudá-lo em sua educação financeira, ou melhor, de como as ferramentas matemáticas são úteis na tomada de decisão envolvendo escolhas relacionadas ao dinheiro em distintos horizontes temporais. Saber valorizar o conhecimento dos alunos é a nossa intenção, pois a partir de seus conhecimentos prévios, iremos tratar de estipular as bases para o desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula, sempre tendo em mente a diversidade cultural presente na educação brasileira, onde a desigualdade social infelizmente se faz presente e a educação tem um papel fundamental na diminuição desses problemas de ordem socioeconômica. Para atingir o objetivo de criar cidadania financeira aos alunos, cuja melhor administração de recursos permitirá aos mesmos serem multiplicadores das boas práticas junto às suas famílias.
29/01/2024