José crego Painceira
José crego Painceira
Biografia
Nascido em Santa Marta de Ortigueira, Corunha, Espanha, nasceu de 1932 e faleceu em 1999. Filho de José Crego e Elvira Painceira eram nove irmãos, ele, o mais velho dos homens. Moravam numa grande casa, que ainda existe e continua na família. O pai dele, comerciante, trabalhava em Cuba, para onde ia e voltava regularmente. A mãe cuidava dos nove filhos, com a ajuda das irmãs mais velhas. Tinham suas próprias plantações. Cultivavam trigo, batatas, etc. Faziam o próprio pão em forno à lenha. Tinham uma ou duas vacas leiteiras. Faziam queijo e manteiga para consumo próprio. Não havia carro ou telefone.
Davam muita importância ao estudo. A escola local tinha um professor para os meninos e uma professora para as meninas. Ficavam separados, os meninos das meninas. No entanto, não se separavam por idade. Então todos os meninos, durante o período da manhã, ficavam numa única sala, com um único professor, que os ensinava em sua respectiva etapa de aprendizado. O mesmo com as meninas. No período da tarde, voltavam para trabalhos manuais. Corte e costura para as meninas, por exemplo.
Ainda jovem, aprendeu o ofício de Pedreiro com seu tio, serviu à marinha na Espanha. Logo depois, perdeu seus pais e veio sozinho para o Brasil com pouco mais de 20 anos de idade. Ganhou do tio a passagem. Trabalhou, construindo casas, sobrados e prédios de três andares na época, ofício este que aprendeu com o tio.
Residente em Santos casou-se com a Srª Maria Carnero de Crego. Seu casamento foi curioso, pois se casou por procuração. Ela ainda morava na Espanha e ele aqui no Brasil. No dia do casamento, cada um estava em um país diferente. Assim, depois de casada dessa maneira, ela veio de navio para o Brasil. Em 1967 vieram morar em Praia Grande, na Vila Caiçara, tiveram três filhos: José Ramón Crego Carnero, Liliana Maria Crego Carnero e Carlos Alberto Crego Carnero.
Seu sonho era ser arquiteto. Tinha muita energia. Muita vontade de aprender e progredir. Sempre construindo casas e apartamentos residenciais, criou a Crego Paincera Construtora.
Em 1973, construiu a casa na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 189, onde foi inaugurada a primeira escola, conhecida popularmente como “a casinha”, lugar gostoso e aconchegante, tinha capacidade para atender até 120 alunos.
Mais tarde com o aumento da população no município e com o desenvolvimento do bairro, exigindo a abertura de novas vagas para atender a demanda escolar, foi necessário o planejamento e construção de um novo prédio Em 30 de abril de 2008 é inaugurada a nova escola, com capacidade total para 380 alunos, localizada na Avenida Presidente Kennedy, nº 13.499 no mesmo bairro.
Esta escola tem por característica a participação da família e da comunidade, com o intuito de despertar o interesse, a credibilidade e confiança em nosso trabalho, dando continuidade ao que nosso patrono sempre acreditou na felicidade da família que deixou como mensagem a todos:
“Ser um homem livre e de bons costumes,
Livre para escolher seu caminho e lutar para progredir,
E os bons costumes, que levam a uma vida saudável”.