Wilson Guedes, Dr.
Wilson Guedes, Dr.
Biografia
Nasceu em São Paulo, no dia 14 de novembro de 1927, filho do Sr. João Felipe Guedes e da Sra. Adozinda Guedes.
Casou-se com a Sra. Hilda de Carvalho Guedes, dessa união nasceram dois filhos, Wilson (conhecido carinhosamente com Wilsinho), Sônia Guedes Conachini, e outro filho de nome Marco Antonio Peres Guedes.
A família conta que antes de ser funcionário público, foi coroinha e pensava em ser padre, só não se ordenou porque teve que trabalhar para ajudar a família.
Na adolescência, aos 13 anos, teve seu primeiro emprego como ajudante em uma loja de calçados.
Cursou a escola fundamental em escolas públicas de São Paulo e o curso superior na Universidade do Rio de Janeiro. Formou-se advogado. Foi delegado e com mais experiência, abandonou a capital e veio para o litoral dar continuidade ao seu exercício profissional.
Em sua carreira, atuou nos municípios de Santos, São Vicente e, por fim, Praia Grande.
Em Praia Grande, conquistou muitos amigos e, com isso, a popularidade o levou à Prefeitura em 1982. Em 1992 voltou a concorrer, não conseguindo se eleger.
O ex-prefeito Dr. Wilson Guedes governou Praia Grande, de 1983 a 1988, o único prefeito que teve seu mandato por 06 anos seguidos.
Segundo seu filho, Wilson José de Carvalho Guedes, acreditava muito nas pessoas e foi um homem muito generoso, tanto que inaugurou em sua gestão, o Lar para Idosos na Vila Caiçara, “Lar São Francisco de Assis”.
Fundou e foi conselheiro de várias entidades ligadas à igreja, como a Irmandade do Perpétuo Socorro, abrigando 150 crianças, o Lar dos Velhinhos do Ipiranga e a escola profissionalizante Salomão Neves.
Em São Vicente, criou a Sociedade Beneficente, visando prestar auxílio às pessoas necessitadas mantendo a Escola Cristã e Cívica para crianças, com pequenos entretenimentos, estimulando-os para um futuro melhor.
Fundou o clube dos criadores de canários de cor de São Paulo, conhecido também, por ser um bom ornitólogo e foi um dos principais criadores e fundadores da Periquiticultura no Brasil, iniciativa pioneira da América do Sul.
Esses foram seus feitos no campo político e social. Após encerrar sua carreira política, continuava recebendo frequentes pedidos de vários partidos e pessoas que o tinham em grande conceito e expressividade no cenário político.
Faleceu em 17/09/1995, após sofrer uma parada cardíaca e embolia pulmonar, aos 67 anos.