Natale de Lucca
Natale de Lucca
Biografia
Nasceu em 01 de março de 1875 na cidade de Briático, ProvÃncia de Catanzarro, no sul da Itália.
Lavrador, aos 14 anos embarcou para o Brasil junto com sua famÃlia, pois na Itália passava por grandes dificuldades financeiras.
Chegou ao porto de Santos em 1890 juntamente com outras famÃlias de imigrantes, foram contratados como lavradores na plantação de café, em Araraquara. Aos 23 anos conheceu Clementina, com quem se casou em 30 de abril de 1898, ela tinha 15 anos.
Tempos depois, Natale recebeu uma melhor proposta de trabalho e mudou-se para a Vila de Jurema (hoje Jurupema distrito do municÃpio de Taquaritinga, São Paulo). A famÃlia começou a crescer, com o nascimento de seus filhos, procurou economizar para constituir um patrimônio. Posteriormente, deixou a lavoura de café e montou um armazém de ‘’secos e molhados’’ na Vila Jurema.De simples armazém passou a ser um atacadista, fornecia seus produtos alimentÃcios aos fazendeiros, sitiantes e famÃlias que trabalhavam nas fazendas. Em 1920 mudou-se para Cedral, em São Paulo, continuando no mesmo ramo. Ele e sua esposa Clementina tinham na época, nove filhos vivos, alguns já casados.
Na década de 1930, uma crise financeira assolou o paÃs e com a ‘’queda’’ do café, os lucros de Natale fizeram-se escassos. Vendeu tudo o que tinha, mudou-se para São Paulo em 1934 reuniu todos os filhos e disse-lhes que precisariam se unir com muita força e coragem para começarem a reconstruir suas vidas. Os anos se passaram, os netos e bisnetos foram trazendo alegria e esperança de um futuro melhor. Natale, só tinha o curso primário, mas procurava incentivar os filhos e netos a estudarem para que não sofressem como ele na lavoura, plantando e colhendo café.
Um dos filhos do casal, Lucas, resolveu mudar-se para São Vicente trazendo seu pai consigo. Nas horas de folga, Natale adorava pescar e adotou a cidade como sua própria terra. Em meados de 1949 mudou-se para Vila Guilhermina, em Praia Grande, que ainda pertencia ao municÃpio São Vicente.
Já com mais de 70 anos e doente, teve que voltar a São Paulo para tratar-se, pois os recursos onde morava eram difÃceis. Em 2 de fevereiro de 1951 Natale de Lucca, veio a falecer deixando muitas saudades entre todos a sua volta.
A lição que deixou para todos é de luta, persistência e que para alcançar os sonhos devemos estudar e jamais desistir.