São Francisco de Assis
São Francisco de Assis
Biografia
Em 29 de Janeiro de 1982 a Associação Educacional Nossa Senhora Aparecida, entidade mantenedora da Escola de primeiro e segundo grau Regina Mari, representada pelas sócias Maria Conceição Aparecida Novaes e Wilma Barna Kiraly, cederam à Fundação São Francisco de Assis os direitos sobre a sua instituição. A Escola Regina Mari mantinha o ensino de 1º e 2º graus em regime de suplência no período noturno.
Em 30 de janeiro de 1982 começa a funcionar a Escola de Ensino Supletivo da Fundação São Francisco de Assis inicialmente com o curso supletivo do 1º grau. Alguns meses depois, em 03 de junho de 1982 a escola implanta o curso de 2º grau.
O inicio das atividades da Escola de Ensino Supletivo da Fundação São Francisco de Assis foi possível em razão do trabalho da Profa. Leontina Duarte Urbano, que foi sua primeira diretora; do Sr. Ricardo Marques da Silva, e do Prefeito de Praia Grande, na época, Dorivaldo Loria Junior. O trabalho que se buscava era o social, razão pela qual a escola era subordinada a Secretaria da Promoção Social. Por não contar ainda com espaço próprio seus cursos começaram a funcionar no período noturno, ocupando as oito salas de aula nas dependências da E.E. Maria Pacheco Nobre.
Em 25 de fevereiro de 1991, a Escola de Ensino Supletivo da Fundação São Francisco de Assis instala-se no prédio da antiga Prefeitura na Praça 19 de janeiro, já que o Poder Executivo Municipal transferiu-se naquela data para a sua atual sede na Av. Pres. Kennedy, em Vila Mirim.
Com a cessão de suas instalações para a FATEC (Faculdade de Tecnologia) no fim dos anos 90, o FUSFA (nome pelo qual era conhecido) mudou-se provisoriamente para a Av. Pres. Kennedy no prédio onde hoje funcionam as instalações do CEMAS.
Terminada a construção de sua atual sede, a escola passou a funcionar em suas atuais e definitivas instalações na Rua Cornélio Procópio, no Boqueirão, em janeiro de 2004.
Com a extinção da Fundação São Francisco de Assis na década de 90, a escola passou a pertencer a Secretaria de Educação, adotando o nome definitivo de Escola Municipal “São Francisco de Assis”.
A escola que inicialmente só atendia ao ensino supletivo, atualmente, além dessa modalidade de ensino atende também ao ensino regular do 6º ao 9º ano nos períodos diurno, vespertino e tarde, ficando o supletivo concentrado no período noturno.
A E.M. São Francisco de Assis é a mais antiga da cidade, com 30 anos de existência, e com orgulho recebe inúmeros alunos que são filhos e netos de ex-alunos.
“Estou aqui desde 1983, onde fiz muitas amizades. Não sei se vou encontrar os ex-alunos no dia-a-dia, como encontrava sempre por aqui. Eles diziam: `Professor, que tempo bom aquele, não?´ Às vezes as crianças, quero dizer, “crianças” diziam: `Nossa, o senhor deve ter mais de 80 anos! Deu aula para a minha avó, para o meu avô!´ Naquela época os pais, os avós, acompanhavam os alunos nas aulas para incentivar quem não queria estudar. Nós fazíamos gincanas, passeios... isso tudo é uma coisa, assim, que eu faria de novo.”, disse emocionado o professor Nobel Yutaka, um dos mais antigos da escola, que acaba de se aposentar.
Créditos: imagem São Francisco de Assis - artista ANA ROXO