Ícaro Batista Cardoso
Ícaro Batista Cardoso
Biografia
Ícaro nasceu em São Paulo (Capital) e se mudou para Praia Grande em 11 junho de 1991, com apenas 1 ano e 8 meses de idade. Cresceu e viveu toda sua vida residindo no bairro Vila Caiçara, onde, desde criança sempre foi fascinado pelo mar.
Além de sempre amar estar rodeado entre amigos, se destacava a paixão de Ícaro por aprender, tendo começado a se alfabetizar pela própria mãe em casa. Vindo de uma família humilde, estudou a vida inteira em Escola Pública, começando sua trajetória na Pré-Escola da rede Municipal, Mário Possani (Caiçara). Desde pequeno sempre foi muito amigo e companheiro, não à toa sua frase predileta era — “Prazer meu nome é Ícaro".
Aos 7 anos de idade (1997) foi para a Escola Estadual Laudelino (Caiçara) onde participava da fanfarra em todos os desfiles do 7 de setembro e em 2003 recebeu o certificado de Honra ao Mérito como aluno destaque.
Dois anos após, em 2005, Ícaro foi fazer o Ensino Médio na escola Estadual Adelaide (Canto do Forte), onde foi diretor do Grêmio Estudantil e ajudou a organizar diversos eventos para arrecadar recursos em prol dos alunos. Ícaro inclusive montou uma rádio de informações aos estudantes, montou uma cantina e, em seu último ano no Adelaide, carregou a bandeira do Brasil no desfile do 7 de Setembro. Completando o ciclo de proatividade na Escola, Ícaro fez parte da comissão de formatura e foi o orador da sua turma de formandos, onde ganhou a medalha de melhor aluno da Escola - se destacando mais uma vez.
Foi também em 2005 quando Ícaro descobriu uma nova paixão, o judô, onde ficou em 3º lugar no 2º Torneio Estudantil de Judô do Litoral (Regional), porém interrompeu o esporte em decorrência de um acidente que lesionou sua perna. Sem tempo ruim para o Ícaro, no ano seguinte (2006) decidiu se dedicar para uma habilidade estudantil, tendo ficado em 1º lugar no concurso de redação sobre o “Projeto Rumo “, então certificado pelo Rotary Club de Praia Grande Caiçara.
Como prêmio, Ícaro recebeu um computador, o qual sempre dividiu com a sua irmã para os estudos de ambos.
Ícaro foi além e utilizou da premiação para mais uma vez se destacar e produzir para a sociedade.
Foi com o computador que Ícaro se engajou e encontrou profissão na área de TI em 2007, por meio da então Microcamp. Ícaro realizou diversos cursos e descobriu seu dom para ser professor.
Alí foi o início do seu primeiro trabalho, o qual sempre teve o prazer de transmitir conhecimento.
Já em 2010, três anos após, Ícaro recebeu uma bolsa da Prefeitura para estudar na Faculdade do Litoral Sul Paulista (FALS), onde cursou Sistema de Informação e se formou em 2013, sendo mais uma vez orador da turma e deixando a sua marca nos trotes inesquecíveis que organizava. Foi com a bolsa da Prefeitura que Ícaro ingressou no setor público, fazendo as horas de contrapartida na Seduc a partir de 2010, trabalhando no arquivo. Ícaro foi se dedicando, primeiro tornou-se estagiário no suporte, arrumando os computadores das escolas municipais na Seduc; depois foi oficialmente contratado para trabalhar no SEAS, onde retomou o seu amor por ensinar informática nos PICs e CAFEs e, então, com tanta dedicação e amor pelo trabalho e alunos, tornou-se o coordenador dos laboratórios de informática.
Dedicado aos estudos, ingressou em 2013 na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) de Praia Grande, para cursar sua segunda graduação. Desta vez, o curso de Processos Químicos.
Ícaro ganhou em 1º lugar o 5º Concurso de Redação da Fatec/ Etec Praia Grande com o tema “O Professor”, realizado em 2016. Foi palestrante, foi convidado para ser banca de TCC e o principal para o encerramento deste ciclo foi o seu TCC que fabricou hidromel e recebeu a nota máxima com louvor de toda a banca.
Ícaro estava cursando sua terceira graduação, também na FATEC, dessa vez Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de estar cursando Pós-Graduação em Gestão Pública. Na FATEC, Ícaro contribuiu com a reativação do Diretório Acadêmico (DA) da FATEC Praia Grande, tendo participado ativamente das eleições do curso e contribuído com uma série de projetos realizados pelo DA e inclusive em parceria com o Interact Club de Praia Grande e Rotaract Club de Praia Grande. Indo além de Praia Grande, Ícaro inclusive contribuiu para que o Centro dos Estudantes de Santos e Região de Baixada Santista fosse reativado em 2017.
Quando pequeno, Ícaro sonhava em ser Padre. Ele fazia a leitura do Evangelho na Paróquia São Pedro Apóstolo, onde fez catequese e crisma. Ícaro tinha uma participação ativa no grupo de jovens e era o Padre oficial nas festas juninas.
Sua outra paixão era a música, aos 11 anos ganhou um violão dos pais. Sendo autodidata nato, aprendeu a tocar sozinho desde pequeno. Participou dos ensaios do coral de Praia Grande, mas o Rock and Roll tocou sua alma de uma forma única. Ícaro foi um grande guitarrista, teve sua própria banda e criou eventos de Rock em Praia Grande, sempre animando a pista de Skate da Ocian e na Cidade das Crianças, aberto ao público. Com o crescimento começou a fechar casas noturnas e chamar bandas parceiras para participar dos eventos, ele era fascinado pela arte e por ver as pessoas felizes.
Ícaro sempre foi ativo, ajudando onde fosse possível. Atencioso, dedicado e solidário. Apesar de muito engajamento, Ícaro não escondia que o maior amor da sua vida era a família. Em especial seus pais Dione e Jair, seus irmãos Lara e Robson, seus sobrinhos Robson e Pietro (também afilhado) e seus cunhados Thiago e Denise.