|
Título |
Descrição |
Postado |
|
 |
Programa Alfabetiza Juntos PG |
Em abril de 2024, o Programa Alfabetiza Juntos SP foi implementado na Secretaria de Educação de Praia Grande, por meio do regime de colaboração entre o Estado e os Municípios. Essa iniciativa integra o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com o objetivo de fortalecer a educação básica e garantir a alfabetização de todas as crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental.
O programa teve como principal objetivo promover o aprimoramento das práticas pedagógicas de professores e assistentes técnicos pedagógicos que atuam nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A proposta formativa centrou-se na qualificação da atuação desses profissionais, oferecendo um espaço de reflexão e desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas voltadas à alfabetização.
A primeira etapa da formação foi realizada no Núcleo de Santos, em parceria com a Diretoria de Ensino, e contou com a participação mensal da formadora Cláudia Maria de Oliveira Munhoz nos encontros presenciais dos módulos. A partir dessa formação inicial, foi adotado o modelo de formação em cascata: a formadora Cláudia capacitou 44 assessores técnicos pedagógicos, que, por sua vez, disseminaram os conteúdos e estratégias trabalhados para 478 professores do 1º e 2º ano, por meio dos encontros de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo). Dessa forma, o programa assegurou a multiplicação do conhecimento e a efetiva implementação de práticas pedagógicas voltadas à alfabetização nas escolas, ampliando o impacto no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
A formação foi estruturada em sete módulos presenciais, com carga horária total de 42 horas, distribuídas em encontros de 6 horas cada. Complementarmente, foi utilizado o ensino a distância (EAD), por meio da plataforma AVAEFAPE, com carga horária de 60 horas, totalizando 102 horas de formação.
Todo o material e a metodologia desenvolvidos ao longo do Programa foram sistematizados pela professora Cláudia Munhoz e disponibilizados em um site criado por ela, com o apoio da equipe da Plataforma do Educador. O conteúdo está acessível a todos os profissionais da educação interessados em conhecer como essa experiência foi realizada no município de Praia Grande, especialmente voltada aos coordenadores pedagógicos.
Link para o site: https://sites.google.com/educacaopg.sp.gov.br/alfabetiza-juntos-pg/in%C3%ADcio
Ou acesse o Site pelo banner exposto na Página Inicial!
|
07/04/2025 |
 |
Palestra "Ikigai: Uma Jornada para o Autoconhecimento" inspira servidores da SEDUC |
No dia 29 de outubro de 2024, a Secretaria de Educação (SEDUC) realizou, em seu auditório, a palestra "Ikigai: Uma Jornada para o Autoconhecimento", conduzida pela Professora Formadora Cláudia Munhoz. Voltado a servidores e chefias da SEDUC, o evento teve como foco principal promover a reflexão sobre o autoconhecimento e a busca pelo propósito de vida, tanto no campo pessoal quanto profissional.
Baseada nas "10 leis do Ikigai", a palestra destacou como os ensinamentos dessa filosofia japonesa podem fortalecer a saúde física e emocional, além de contribuir para o bem-estar no ambiente de trabalho. A abordagem foi fundamentada em obras de autores renomados como Ken Mogi, com seu livro "Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser feliz", e Héctor Garcia e Francesc Miralles, autores de "Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz".
Para tornar o momento ainda mais envolvente, foram utilizadas diversas estratégias, como:
• Relatos pessoais da palestrante e de servidores da SEDUC, demonstrando a aplicação prática do Ikigai;
• Músicas motivacionais, que criaram um clima acolhedor e reflexivo;
• Exibição de um vídeo de encerramento com a música "É a Vida é Bonita", de Gonzaguinha, ilustrado com imagens dos participantes.
Com a presença de cerca de 150 servidores, a atividade foi marcada por depoimentos positivos e grande engajamento. A palestra se firmou como uma experiência transformadora, promovendo bem-estar, fortalecimento de vínculos e valorização dos profissionais da SEDUC.
|
07/04/2025 |
 |
2023: Reflexões sobre o Mindset na Gestão das Equipes |
Formação com Equipes Técnicas da SEDUC - ATPS de Inclusão
Ano: 2023
Realizado por: Professora Formadora Cláudia Munhoz
Objetivos: A Formação tem como intuito abordar o conceito de Mindset que pode ser entendido como um conjunto de atividades mentais que podem influenciar diretamente os nossos pensamentos e comportamentos definindo nossa relação com o trabalho e com as pessoas.
Através das dinâmicas e reflexões os participantes perceberão o quanto o Mindset de crescimento aplicado à gestão das equipes proporcionará diversos benefícios tanto para os técnicos quanto para os educadores, alunos e toda a comunidade escolar.
Principais benefícios da adoção de práticas guiadas a partir do mindset de crescimento na educação:
• Melhoria do desempenho educacional;
• Incentivo à inovação pedagógica;
• Fomento da resiliência;
• Estímulo ao desenvolvimento profissional;
• Cultura de feedback construtivo;
• Fortalecimento de autoestima dos alunos, professores e demais membros das equipes escolares..
|
02/10/2023 |
 |
2022 a 2024: Como Gerenciar as Emoções no Ambiente de Trabalho |
Público Alvo: Trabalhadores, Agentes Administrativos, Motoristas (SESURB).
Ano: 2022 a 2024
Realizada por: Professora Formadora Cláudia Munhoz
Tema: Como Gerenciar as Emoções no Ambiente de Trabalho
Objetivos: As formações com os servidores da SESURB tiveram como propósito estimular reflexões sobre a importância da inteligência emocional na tomada de decisões, promovendo o autoconhecimento, o autodomínio e a autoconfiança na resolução de conflitos do dia a dia. O foco foi capacitar os servidores a agir de maneira racional e assertiva, prevenindo situações que poderiam resultar em processos administrativos.
Por meio de uma jornada dinâmica e interativa, os participantes foram incentivados a despertar e compreender suas emoções, compartilhando experiências pessoais e profissionais em um ambiente de escuta empática e acolhedora.
Vale destacar que o trabalho de formação com os servidores da SESURB sobre essa temática teve início em 2022 e foi concluído em novembro de 2024. Seu principal objetivo foi promover a humanização e a valorização dos servidores municipais.
Essa iniciativa, realizada em parceria com a SEDUC, SESURB e SEAD, contou com a atuação da Professora Formadora Cláudia Munhoz, que conduziu 52 formações presenciais, impactando diretamente 962 servidores. Esse processo fortaleceu o compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento profissional dos colaboradores..
|
02/10/2023 |
 |
2022: Liderança e Motivação |
Formações com os Servidores da SESURB:
Ano: 2022
Realizado por: Professora Formadora Cláudia Munhoz
Público Alvo: Diretores de Divisão e Departamento, Subsecretários e Encarregados.
Tema: Liderança e Motivação
Objetivos: A Formação visava proporcionar aos líderes reflexões sobre a importância de adotar uma liderança efetiva incentivando o reconhecimento profissional dos liderados como fator determinante para motivação e autoestima das equipes.
Através de uma jornada motivadora com dinâmicas interativas os servidores foram conscientizados sobre a relevância de adotar uma postura empática nas inter-relações e na gestão das pessoas, permitindo assim uma harmonia nas relações profissionais e redução do absenteísmo no trabalho.
O Trabalho de formação é realizado em parceria com SEDUC, SESURB e SEAD com intuito de promover a humanização no serviço público.
|
02/10/2023 |
 |
2023 e 2024: Professor é hora de Refletir sobre seu Mindset |
Tipo: HTPC
Ano: 2023 e 2024
Realizado por: Professora Formadora Cláudia Munhoz
Tema: Professor é hora de Refletir sobre seu Mindset
Objetivo: A formação teve como proposta a abordagem do atual conceito de mindset, que pode ser definido como atitudes mentais que influenciam nossos pensamentos e comportamentos, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional.
De forma descontraída e motivadora, os professores foram conduzidos a uma jornada mental de reflexão e sensibilização. Isso permitiu a percepção de como sua atuação docente, baseada no mindset de crescimento, reflete diretamente na aprendizagem dos alunos, além de contribuir para sua própria evolução profissional e pessoal.
Toda a formação foi embasada no livro "Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso", da pesquisadora e escritora Carol Dweck, pioneira nos estudos sobre desenvolvimento pessoal e personalidade.
Impacto da Formação
Durante o trabalho de formação, a professora Cláudia Munhoz realizou 39 formações presenciais em 20 unidades escolares, beneficiando 425 professores da rede municipal.
Essa capacitação foi essencial para promover a reflexão sobre o impacto das crenças e atitudes dos docentes, incentivando uma mudança positiva na educação e no desenvolvimento de seus alunos..
|
02/10/2023 |
 |
2022: Liderança em Gestão Escolar |
Ano: 2022
Realização: Professora Formadora Cláudia Munhoz
Tema: Liderança em Gestão Escolar
Objetivo:
A formação teve como propósito promover momentos de discussão e reflexão para os gestores escolares, incentivando a prática de uma liderança eficaz tanto em sua atuação profissional quanto na gestão da comunidade escolar.
Base Teórica e Temáticas Abordadas:
A estrutura do curso foi fundamentada nos estudos e leituras das obras Liderança em Gestão Escolar, da pesquisadora Heloísa Luck, especialista em liderança educacional. Entre os principais temas trabalhados, destacam-se:
• Liderança em Gestão Escolar;
• Traços de personalidade de um líder;
• Características de líderes eficazes;
• Gestão democrática na legislação (CF/88 e LDB nº 9.394/96);
• Autoavaliação no exercício da liderança.
Resultados e Impacto:
Ao longo de 2022, a professora formadora realizou 10 encontros presenciais, contemplando 133 profissionais, entre diretores e assistentes de direção da rede municipal de ensino.
|
02/10/2023 |
 |
2021: O papel do Inspetor de Alunos como Agente Facilitador da Aprendizagem Socioemocional no Âmbito Escolar |
Realizada durante a Semana do Educador de Apoio – Ano: 2021
Realização: Professora Formadora Cláudia Munhoz
Tema: O Papel do Inspetor de Alunos como Agente Facilitador da Aprendizagem Socioemocional no Âmbito Escolar
Objetivo:
A formação teve como propósito orientar, de forma dinâmica e prática, o trabalho dos inspetores de alunos, reforçando seu papel como agentes facilitadores da aprendizagem socioemocional. O curso abordou estratégias para mediação, intervenção e gestão de conflitos no cotidiano escolar, promovendo um ambiente mais harmônico e acolhedor.
Metodologia:
Devido ao período de isolamento social, a formação foi realizada no formato online, utilizando dinâmicas interativas para sensibilizar os participantes sobre a importância da empatia nas relações interpessoais dentro da escola.
|
02/10/2023 |
 |
2021: Habilidades e Competências para o sucesso de uma liderança escolar |
Formações com os Diretores e Assistentes de Direção
Ano: 2021
Realização: Professora Formadora Cláudia Munhoz
Objetivo:
A formação teve como propósito promover reflexões sobre as habilidades e competências essenciais para uma liderança escolar eficaz, com foco no papel do Núcleo de Direção na qualidade do trabalho desenvolvido nas unidades escolares.
Metodologia e Abordagem:
Os encontros proporcionaram momentos de escuta empática, nos quais os gestores puderam compartilhar desafios enfrentados no cotidiano escolar durante o período de isolamento social causado pela pandemia. Além disso, houve espaço para a troca de experiências, projetos e ideias voltadas ao fortalecimento da resiliência profissional.
Resultados e Impacto:
Durante o período da formação, foram realizados 11 encontros online, beneficiando 121 diretores e assistentes de direção da rede municipal de ensino.
|
02/10/2023 |
 |
2021, 2022 e 2024: Aprendizagem Socioemocional nas Rotinas da Escola |
Formação: Aprendizagem Socioemocional – Protocolos Essenciais na Rotina Escolar
Tipo: HTPC e HTL
Público-alvo: Professores, educadores de apoio, equipe gestora e equipe técnica
Período: 2021, 2022 e 2024
Realização: Professora Formadora Cláudia Munhoz
Objetivo:
A formação teve como foco promover momentos de reflexão e escuta empática junto aos professores, educadores de apoio e à equipe gestora, visando o desenvolvimento do autoconhecimento e o gerenciamento das emoções. O fortalecimento das competências socioemocionais favorece a construção de relações positivas entre os profissionais da educação, os alunos e a comunidade escolar.
Importância da Aprendizagem Socioemocional:
O trabalho com competências socioemocionais no ambiente escolar possibilita:
✔ Melhoria do bem-estar dos professores;
✔ Modelagem de comportamentos positivos para os alunos;
✔ Aprimoramento das relações interpessoais;
✔ Aprimoramento da gestão de sala de aula;
✔ Promoção da aprendizagem socioemocional dos alunos;
✔ Fortalecimento da resiliência profissional.
Resultados e Impacto:
HTPC (2021-2022):
• Iniciado com as Unidades Escolares em 2021 e em continuidade no ano de 2022;
• 50 formações presenciais realizadas;
• 451 professores atendidos.
HTL (2024):
• Realização de 3 formações;
• 64 educadores de apoio participaram destes encontros.
|
02/10/2023 |