PLATAFORMA DO EDUCADOR

PLATAFORMA DO EDUCADOR

Formações Presenciais 
Título Descrição Postado
Programa Alfabetiza Juntos PG
Em abril de 2024, o Programa Alfabetiza Juntos SP foi implementado na Secretaria de Educação de Praia Grande, por meio do regime de colaboração entre o Estado e os Municípios. Essa iniciativa integra o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com o objetivo de fortalecer a educação básica e garantir a alfabetização de todas as crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. O programa teve como principal objetivo promover o aprimoramento das práticas pedagógicas de professores e assistentes técnicos pedagógicos que atuam nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A proposta formativa centrou-se na qualificação da atuação desses profissionais, oferecendo um espaço de reflexão e desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas voltadas à alfabetização. A primeira etapa da formação foi realizada no Núcleo de Santos, em parceria com a Diretoria de Ensino, e contou com a participação mensal da formadora Cláudia Maria de Oliveira Munhoz nos encontros presenciais dos módulos. A partir dessa formação inicial, foi adotado o modelo de formação em cascata: a formadora Cláudia capacitou 44 assessores técnicos pedagógicos, que, por sua vez, disseminaram os conteúdos e estratégias trabalhados para 478 professores do 1º e 2º ano, por meio dos encontros de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo). Dessa forma, o programa assegurou a multiplicação do conhecimento e a efetiva implementação de práticas pedagógicas voltadas à alfabetização nas escolas, ampliando o impacto no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A formação foi estruturada em sete módulos presenciais, com carga horária total de 42 horas, distribuídas em encontros de 6 horas cada. Complementarmente, foi utilizado o ensino a distância (EAD), por meio da plataforma AVAEFAPE, com carga horária de 60 horas, totalizando 102 horas de formação. Todo o material e a metodologia desenvolvidos ao longo do Programa foram sistematizados pela professora Cláudia Munhoz e disponibilizados em um site criado por ela, com o apoio da equipe da Plataforma do Educador. O conteúdo está acessível a todos os profissionais da educação interessados em conhecer como essa experiência foi realizada no município de Praia Grande, especialmente voltada aos coordenadores pedagógicos. Link para o site: https://sites.google.com/educacaopg.sp.gov.br/alfabetiza-juntos-pg/in%C3%ADcio Ou acesse o Site pelo banner exposto na Página Inicial!
07/04/2025
Palestra "Ikigai: Uma Jornada para o Autoconhecimento" inspira servidores da SEDUC
No dia 29 de outubro de 2024, a Secretaria de Educação (SEDUC) realizou, em seu auditório, a palestra "Ikigai: Uma Jornada para o Autoconhecimento", conduzida pela Professora Formadora Cláudia Munhoz. Voltado a servidores e chefias da SEDUC, o evento teve como foco principal promover a reflexão sobre o autoconhecimento e a busca pelo propósito de vida, tanto no campo pessoal quanto profissional. Baseada nas "10 leis do Ikigai", a palestra destacou como os ensinamentos dessa filosofia japonesa podem fortalecer a saúde física e emocional, além de contribuir para o bem-estar no ambiente de trabalho. A abordagem foi fundamentada em obras de autores renomados como Ken Mogi, com seu livro "Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser feliz", e Héctor Garcia e Francesc Miralles, autores de "Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz". Para tornar o momento ainda mais envolvente, foram utilizadas diversas estratégias, como: • Relatos pessoais da palestrante e de servidores da SEDUC, demonstrando a aplicação prática do Ikigai; • Músicas motivacionais, que criaram um clima acolhedor e reflexivo; • Exibição de um vídeo de encerramento com a música "É a Vida é Bonita", de Gonzaguinha, ilustrado com imagens dos participantes. Com a presença de cerca de 150 servidores, a atividade foi marcada por depoimentos positivos e grande engajamento. A palestra se firmou como uma experiência transformadora, promovendo bem-estar, fortalecimento de vínculos e valorização dos profissionais da SEDUC.
07/04/2025
2023: Reflexões sobre o Mindset na Gestão das Equipes
Formação com Equipes Técnicas da SEDUC - ATPS de Inclusão Ano: 2023 Realizado por: Professora Formadora Cláudia Munhoz Objetivos: A Formação tem como intuito abordar o conceito de Mindset que pode ser entendido como um conjunto de atividades mentais que podem influenciar diretamente os nossos pensamentos e comportamentos definindo nossa relação com o trabalho e com as pessoas. Através das dinâmicas e reflexões os participantes perceberão o quanto o Mindset de crescimento aplicado à gestão das equipes proporcionará diversos benefícios tanto para os técnicos quanto para os educadores, alunos e toda a comunidade escolar. Principais benefícios da adoção de práticas guiadas a partir do mindset de crescimento na educação: • Melhoria do desempenho educacional; • Incentivo à inovação pedagógica; • Fomento da resiliência; • Estímulo ao desenvolvimento profissional; • Cultura de feedback construtivo; • Fortalecimento de autoestima dos alunos, professores e demais membros das equipes escolares..
02/10/2023
2022 a 2024: Como Gerenciar as Emoções no Ambiente de Trabalho
Público Alvo: Trabalhadores, Agentes Administrativos, Motoristas (SESURB). Ano: 2022 a 2024 Realizada por: Professora Formadora Cláudia Munhoz Tema: Como Gerenciar as Emoções no Ambiente de Trabalho Objetivos: As formações com os servidores da SESURB tiveram como propósito estimular reflexões sobre a importância da inteligência emocional na tomada de decisões, promovendo o autoconhecimento, o autodomínio e a autoconfiança na resolução de conflitos do dia a dia. O foco foi capacitar os servidores a agir de maneira racional e assertiva, prevenindo situações que poderiam resultar em processos administrativos. Por meio de uma jornada dinâmica e interativa, os participantes foram incentivados a despertar e compreender suas emoções, compartilhando experiências pessoais e profissionais em um ambiente de escuta empática e acolhedora. Vale destacar que o trabalho de formação com os servidores da SESURB sobre essa temática teve início em 2022 e foi concluído em novembro de 2024. Seu principal objetivo foi promover a humanização e a valorização dos servidores municipais. Essa iniciativa, realizada em parceria com a SEDUC, SESURB e SEAD, contou com a atuação da Professora Formadora Cláudia Munhoz, que conduziu 52 formações presenciais, impactando diretamente 962 servidores. Esse processo fortaleceu o compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento profissional dos colaboradores..
02/10/2023
2022: Liderança e Motivação
Formações com os Servidores da SESURB: Ano: 2022 Realizado por: Professora Formadora Cláudia Munhoz Público Alvo: Diretores de Divisão e Departamento, Subsecretários e Encarregados. Tema: Liderança e Motivação Objetivos: A Formação visava proporcionar aos líderes reflexões sobre a importância de adotar uma liderança efetiva incentivando o reconhecimento profissional dos liderados como fator determinante para motivação e autoestima das equipes. Através de uma jornada motivadora com dinâmicas interativas os servidores foram conscientizados sobre a relevância de adotar uma postura empática nas inter-relações e na gestão das pessoas, permitindo assim uma harmonia nas relações profissionais e redução do absenteísmo no trabalho. O Trabalho de formação é realizado em parceria com SEDUC, SESURB e SEAD com intuito de promover a humanização no serviço público.
02/10/2023
2023 e 2024: Professor é hora de Refletir sobre seu Mindset
Tipo: HTPC Ano: 2023 e 2024 Realizado por: Professora Formadora Cláudia Munhoz Tema: Professor é hora de Refletir sobre seu Mindset Objetivo: A formação teve como proposta a abordagem do atual conceito de mindset, que pode ser definido como atitudes mentais que influenciam nossos pensamentos e comportamentos, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional. De forma descontraída e motivadora, os professores foram conduzidos a uma jornada mental de reflexão e sensibilização. Isso permitiu a percepção de como sua atuação docente, baseada no mindset de crescimento, reflete diretamente na aprendizagem dos alunos, além de contribuir para sua própria evolução profissional e pessoal. Toda a formação foi embasada no livro "Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso", da pesquisadora e escritora Carol Dweck, pioneira nos estudos sobre desenvolvimento pessoal e personalidade. Impacto da Formação Durante o trabalho de formação, a professora Cláudia Munhoz realizou 39 formações presenciais em 20 unidades escolares, beneficiando 425 professores da rede municipal. Essa capacitação foi essencial para promover a reflexão sobre o impacto das crenças e atitudes dos docentes, incentivando uma mudança positiva na educação e no desenvolvimento de seus alunos..
02/10/2023
2022: Liderança em Gestão Escolar
Ano: 2022 Realização: Professora Formadora Cláudia Munhoz Tema: Liderança em Gestão Escolar Objetivo: A formação teve como propósito promover momentos de discussão e reflexão para os gestores escolares, incentivando a prática de uma liderança eficaz tanto em sua atuação profissional quanto na gestão da comunidade escolar. Base Teórica e Temáticas Abordadas: A estrutura do curso foi fundamentada nos estudos e leituras das obras Liderança em Gestão Escolar, da pesquisadora Heloísa Luck, especialista em liderança educacional. Entre os principais temas trabalhados, destacam-se: • Liderança em Gestão Escolar; • Traços de personalidade de um líder; • Características de líderes eficazes; • Gestão democrática na legislação (CF/88 e LDB nº 9.394/96); • Autoavaliação no exercício da liderança. Resultados e Impacto: Ao longo de 2022, a professora formadora realizou 10 encontros presenciais, contemplando 133 profissionais, entre diretores e assistentes de direção da rede municipal de ensino.
02/10/2023
2021: O papel do Inspetor de Alunos como Agente Facilitador da Aprendizagem Socioemocional no Âmbito Escolar
Realizada durante a Semana do Educador de Apoio – Ano: 2021 Realização: Professora Formadora Cláudia Munhoz Tema: O Papel do Inspetor de Alunos como Agente Facilitador da Aprendizagem Socioemocional no Âmbito Escolar Objetivo: A formação teve como propósito orientar, de forma dinâmica e prática, o trabalho dos inspetores de alunos, reforçando seu papel como agentes facilitadores da aprendizagem socioemocional. O curso abordou estratégias para mediação, intervenção e gestão de conflitos no cotidiano escolar, promovendo um ambiente mais harmônico e acolhedor. Metodologia: Devido ao período de isolamento social, a formação foi realizada no formato online, utilizando dinâmicas interativas para sensibilizar os participantes sobre a importância da empatia nas relações interpessoais dentro da escola.
02/10/2023
2021: Habilidades e Competências para o sucesso de uma liderança escolar
Formações com os Diretores e Assistentes de Direção Ano: 2021 Realização: Professora Formadora Cláudia Munhoz Objetivo: A formação teve como propósito promover reflexões sobre as habilidades e competências essenciais para uma liderança escolar eficaz, com foco no papel do Núcleo de Direção na qualidade do trabalho desenvolvido nas unidades escolares. Metodologia e Abordagem: Os encontros proporcionaram momentos de escuta empática, nos quais os gestores puderam compartilhar desafios enfrentados no cotidiano escolar durante o período de isolamento social causado pela pandemia. Além disso, houve espaço para a troca de experiências, projetos e ideias voltadas ao fortalecimento da resiliência profissional. Resultados e Impacto: Durante o período da formação, foram realizados 11 encontros online, beneficiando 121 diretores e assistentes de direção da rede municipal de ensino.
02/10/2023
2021, 2022 e 2024: Aprendizagem Socioemocional nas Rotinas da Escola
Formação: Aprendizagem Socioemocional – Protocolos Essenciais na Rotina Escolar Tipo: HTPC e HTL Público-alvo: Professores, educadores de apoio, equipe gestora e equipe técnica Período: 2021, 2022 e 2024 Realização: Professora Formadora Cláudia Munhoz Objetivo: A formação teve como foco promover momentos de reflexão e escuta empática junto aos professores, educadores de apoio e à equipe gestora, visando o desenvolvimento do autoconhecimento e o gerenciamento das emoções. O fortalecimento das competências socioemocionais favorece a construção de relações positivas entre os profissionais da educação, os alunos e a comunidade escolar. Importância da Aprendizagem Socioemocional: O trabalho com competências socioemocionais no ambiente escolar possibilita: ✔ Melhoria do bem-estar dos professores; ✔ Modelagem de comportamentos positivos para os alunos; ✔ Aprimoramento das relações interpessoais; ✔ Aprimoramento da gestão de sala de aula; ✔ Promoção da aprendizagem socioemocional dos alunos; ✔ Fortalecimento da resiliência profissional. Resultados e Impacto: HTPC (2021-2022): • Iniciado com as Unidades Escolares em 2021 e em continuidade no ano de 2022; • 50 formações presenciais realizadas; • 451 professores atendidos. HTL (2024): • Realização de 3 formações; • 64 educadores de apoio participaram destes encontros.
02/10/2023