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• Docentes aprendem técnicas para usar danças brasileiras na educação física

Publicado em 02/09/2022 - por Daniel Elias, MTB: 59.233

Nas escolas municipais de Praia Grande, as aulas de educação física não se restringem apenas nas práticas de esportes tradicionais, como vôlei, futebol, entre outros. Durante as atividades, os docentes buscam exercícios que estimulem o movimento. Para auxiliar os educadores a ampliar o repertório, os professores da disciplina participaram de Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) com a temática “Dança na Escola e Suas Possibilidades”.

A capacitação ocorreu nesta quarta-feira (31), na EM José Padin Mouta, no Bairro Tupi. Cerca de 30 docentes da disciplina de educação física, que atuam na rede participaram do HTPC que foi ministrado pela professora do Palácio das Artes, Fernanda Iannuzzi. Durante o bate-papo, a palestrante abordou com os presentes sobre a utilização de danças brasileiras.

Para passar o conteúdo, Fernanda Iannuzzi convidou os participantes a viverem a experiência e possibilidade que a dança pode proporcionar. Divididos em grupos ou integrantes de uma grande roda, os educadores interagiam e respondiam com movimentos corporais aos comandos da palestrante. Além da questão rítmica, os professores conheciam sobre os contextos históricos e geográficos de cada dança.

Neste aspecto, os professores foram apresentados aos diferentes ciclos existentes nas danças brasileiras, sendo alguns deles, o carnavalesco, o junino e o natalício. “Nosso objetivo hoje foi de trazer à tona uma prática que, por vezes, fica adormecida ao ponto que as pessoas amadurecem”, explicou o responsável pela Coordenadoria de Esporte e Complementação Educacional, André Luís da Costa Marques.

“Quando se fala sobre aula de educação física logo vem à cabeça as práticas esportivas tradicionais. Mas, na verdade, precisamos trabalhar o desenvolvimento dos alunos para que consumam movimentos que a preparem para outras situações ou modalidades”, destacou Marques. “Queremos com a proposta deste HTPC aumentar o repertório de conhecimento e possibilidades para que isso chegue aos nossos alunos”.

Para o responsável pela Coordenadoria de Esporte e Complementação Educacional, proposta trazida com a capacitação voltada para danças brasileiras vem ao encontro da cultura corporal de movimento. “Precisamos estimular às crianças a se mexerem para formar um cidadão mais desenvolvido. A função psicomotora, por exemplo, desenvolvida nessas aulas, elas enriquecem muito o aprendizado dos alunos em sala de aula. Pois uma coisa está associada a outra”.

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