ESCOLAS MUNICIPAIS
PDE ATIVIDADES
HTPI ONLINE
ID PROJETOS
EDUCADOR de APOIO
PUBLICAÇÕES

Compartilhe:

• PG sedia Fórum Regional da Educação promovido pela UVEBS

Publicado em 15/02/2022 - por Autor desconhecido

Nos últimos dois anos, o ensino dos alunos nas redes municipal, estadual e particular sofreu forte impacto por conta do coronavírus. Para entender a real situação nas nove cidades da região, a União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS) promoveu o Fórum Regional da Educação. O encontro, que teve como tema central “Desafios Durante a Pandemia”, ocorreu nesta quinta-feira (27), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

O Fórum foi comandado pelo vereador de Praia Grande, Roberto Andrade e Silva, o Betinho, presidente da UVEBS. O encontro contou com integrantes do Legislativo das demais cidades da região, bem como, integrantes das secretarias de Educação dos nove municípios da Baixada Santista. Além destes, os dirigentes das diretorias estadual de Santos e São Vicente e representantes de escolas particulares.

Durante o evento, cada cidade teve a oportunidade de compartilhar com os presentes quais estratégias foram adotadas no processo ensino-aprendizagem desde o início da pandemia. Praia Grande foi representada pelo responsável da Coordenadoria de Ensino Fundamental, Israel Batista, e pela diretora da Divisão de Ação Comunitária, Valkiria Medeiros, que na ocasião representaram a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia.

Um dos pontos destacados pela dupla diz respeito à ferramenta criada para facilitar o acesso dos alunos ao conteúdo pedagógico. Logo no início da pandemia, a Seduc de Praia Grande colocou na internet a Plataforma Digital Educacional (PDE). O novo espaço serviu de elo entre estudantes e professores, sendo alimentado com atividades elaboradas por integrantes das equipes técnicas da pasta municipal. Entre eles, assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) e os professores do Departamento de Educação Ambiental.

De abril de 2020 até o final do ano letivo de 2021, o grupo elaborou mais de 3.200 atividades para turmas de Infantil I e II, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Do total de alunos matriculados, aproximadamente, 37.300 conseguiram acompanhar as aulas de forma online. Para os cerca de 16.700 estudantes que não tinham condições, a Seduc fez a entrega dos mesmos materiais impressos.

Para garantir que os alunos acompanhassem a realização das atividades, o trabalho das pedagogas comunitárias foi fundamental. No mesmo período, o grupo fez mais de 54 mil contatos telefônicos para dar todo o suporte necessário. Deste total, enviaram quase 5 mil convocações para que pais ou responsáveis comparecessem à unidade de ensino e ainda realizaram mais de 4,5 mil visitas com objetivo de orientar os familiares sobre a importância de participar das aulas remotas.

Diálogo - Após a explanação dos representantes das redes municipal, estadual e particular de ensino, a jornalista Arminda da Silva Augusto, do Grupo Tribuna, fez a mediação de debate sobre os assuntos apresentados. Antes de iniciar, a profissional da comunicação enfatizou a importância do Fórum. “A Baixada Santista deu um passo muito grande neste contexto. Espaços como esse são fundamentais. Tenho certeza que servirá de modelo para outras regiões no estado de São Paulo”.

Representando a prefeita Raquel Chini, o secretário de Governo, Cássio Navarro, fez questão de marcar presença no evento. Ele aproveitou para enaltecer a satisfação de Praia Grande em recepcionar tal movimento. “Quero parabenizar a UVEBS pela iniciativa em promover esse debate. Foram apresentadas aqui questões e soluções que influenciam diretamente em algo fundamental em nossa sociedade, que é a educação”, destacou

Voltar