PORTAL EDUCACIONAL

PORTAL EDUCACIONAL

Compartilhe:

• Balanço 2022: Rede municipal de ensino foca no trabalho humanizado junto aos estudantes

Publicado em 29/12/2022 - por Daniel Elias, MTB: 59.233

Após dois anos com os alunos afastados da escola, 2022 começou com muitas incógnitas, mas, com uma certeza: era preciso colocar a Educação nos trilhos. Com esse olhar, a Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), pôs em prática ações que assegurassem esse objetivo. Novas tecnologias, incentivo à leitura por meio do programa Página a Página e o foco no material humano com formações constantes conduziram as unidades de ensino de janeiro a dezembro.

Para iniciar o ano letivo, a pasta municipal colocou em prática o Plano Trienal de Recuperação de Aprendizagem. O intuito foi de flexibilizar o currículo com a finalidade de tornar o conteúdo pedagógico maleável de acordo com a necessidade da turma. Desta forma, professores e equipes técnicas das unidades de ensino puderam adequar o material ensinado de acordo com o nível de conhecimento da classe. Com esse movimento, a Seduc ajustou a rotina de aprendizado para alunos mais defasados.

Junto com o Plano de Recuperação de Aprendizagem, a Seduc colocou em prática ações que auxiliassem no desempenho dos alunos em sala de aula. O programa Página a Página mobilizou as 78 escolas municipais e movimentou os mais de 57 mil alunos. Ao longo do ano, os professores desenvolveram diferentes projetos com base nas histórias dos livros distribuídos aos estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Cada aluno recebeu de quatro a cinco livros de acordo com o segmento de ensino que estava matriculado. Isso facilitou a realização dos projetos pois todos os estudantes tinham acesso ao conteúdo de forma igual. As unidades de ensino desenvolveram atividades para compartilhar com a comunidade as ações colocadas em prática. Para marcar e valorizar as iniciativas desenvolvidas, a Seduc promoveu I Mostra do Página a Página e premiou os melhores projetos.

Satisfeita ao ver os resultados apresentados por alunos, professores e equipes gestoras em relação ao Página a Página, a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, enfatizou a importância da iniciativa que culminou com a distribuição dos livros. “O Página a Página é a concretização do sonho de uma equipe que ousou pensar além. Foram reuniões em cima de reuniões na secretaria até chegarmos na proposta final. Olhando para os projetos apresentados vemos que as expectativas foram superadas”.

Conectado – A aposta na prática da leitura deu certo, assim como outra proposta colocada em prática em 2022. Nos últimos anos, a rede municipal de ensino de Praia Grande aposta nas tecnologias como ferramenta para oferecer um ensino mais dinâmico e atrativo para os alunos. Com a chegada da pandemia e a necessidade de aulas remotas, o que era optativo se tornou essencial para garantir o vínculo entre professores e estudantes, além de assegurar minimamente a continuidade do processo de aprendizado.

Ao se deparar com essa realidade, a Seduc elaborou uma revolução no programa Educação do Futuro e disponibilizou um aparato tecnológico de primeira linha. A começar pela instalação de rede wi-fi em todas as salas de aulas e dos professores das 78 unidades de ensino. A EM Governador Orestes Quércia foi a primeira a receber o sistema, como um piloto, até ser expandido. A rede wi-fi veio para reforçar o funcionamento das lousas digitais que já eram realidade em todas as salas de aula.

Além disso, garantiu também a conectividade dos tablets, computadores e da outra novidade trazida em 2022. No início do ano, a Secretaria de Educação fez a distribuição de 4.460 Chromebooks aparelhos similares ao netbook. Destes, 2.660 foram para 38 escolas de Ensino Fundamental, ficando 70 aparelhos por unidade. Professores e integrantes das equipes técnicas das escolas municipais receberam os demais 1.800 equipamentos. A Seduc entregou junto para os educadores Modem USB e Chip de Dados 4G.

A distribuição dos Chromebooks para as escolas e professores ocorreu graças à parceria com a Google For Education. Junto com os aparelhos, os profissionais da rede passaram a ter à disposição um conjunto de soluções colaborativas online que na promoção de um ensino mais dinâmico e completo. Com a parceria, diversos aplicativos do Google começaram a ser usados, como o Google Classroom (Sala de Aula), Formulários, Agenda, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, entre outros.

Com todas as ferramentas disponíveis para os professores, as aulas se tornaram mais dinâmicas. “Durante a pandemia, foi a tecnologia quem garantiu o contato para a continuidade do processo educacional. Não podíamos deixar essas ferramentas de fora. Entretanto, ainda assim, todos os equipamentos disponíveis só se tornam positivos com a atuação do professor. Os aparelhos sozinhos não fazem a diferença. Eles ajudam ao educador a oferecer o algo a mais e é nisso que apostamos este ano”, destacou Cida Cubilia.

Melhorar sempre – Para preparar os profissionais, não apenas para utilizar as novas ferramentas, mas para exercerem a sua função dentro da rotina escolar, a Secretaria de Educação apostou na formação constante dos mais de 7 mil servidores que atuam na pasta. Ao longo do ano, os professores, equipes gestoras e funcionários públicos participaram uma série de cursos e capacitações oferecidas pela pasta municipal, fora os momentos já existentes como a Jornada Pedagógica e a Capacitação de Educador de Apoio.

Um destes momentos foi o I Seminário de Educação Inclusiva. O evento ocorreu em junho deste ano e contou com três dias de capacitações. No primeiro, o público foi a equipe gestora das escolas municipais. Nos dois dias seguintes, participaram os educadores de apoio, professores de sala de aula e de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A iniciativa teve como foco principal oferecer formação àqueles que atuam diretamente com público-alvo da educação especial.

Outra iniciativa colocada em prática na área de tornar os profissionais cada vez mais preparados foi a capacitação voltada para diretores e assistentes de direção sobre escrituração escolar. O grupo participou de quatro módulos sendo um por mês, realizados de agosto a novembro. A formação ficou a cargo das supervisoras das unidades de ensino que tiveram a responsabilidade de abordar assuntos como procedimentos com documentação e legislação educacional, entre outros.

Ainda nessa linha de fortalecer o material humano, em 2022, a Secretaria de Educação promoveu uma capacitação voltada para os professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Cerca de mil educadores foram divididos em grupos e acompanharam a formação que abordava questões relativas às habilidades socioemocionais. Durante os encontros, os docentes foram convidados a desconstruir paradigmas e entender sobre a necessidade de dar mais voz aos alunos.

“Precisamos estar em constante formação para assegurar o ensino e o atendimento cada vez mais qualificado aos nossos alunos”, enfatizou a secretária de Educação. “São as capacitações, relativas a diferentes vertentes e enfoques, que nos deram base para efetuar essa retomada de forma mais tranquila. E isso nos deu retorno satisfatório ao vermos acontecer nas escolas ações com resultados mais que satisfatórios. Diria que por vezes acima do que esperado”.

Continuidade – As formações constantes, o novo aparato tecnológico e fomento à prática da leitura são algumas das ações desenvolvidas pela Seduc em 2022 que garantiram que a retomada às aulas presenciais ocorresse de forma mais tranquila. Entretanto, todos estes mecanismos só surtiram efeito positivo porque tinham os professores, funcionários e equipes gestoras que entenderam quais eram as intenções da pasta municipal e abraçaram cada ideia proposta.

“Se a gente analisar as ações, os projetos, as propostas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e funcionários. Quando vemos o desempenho dos alunos em cada apresentação, nas competições acadêmicas e, principalmente, na sala de aula, podemos afirmar que a educação de Praia Grande, ao longo do ano, superou as expectativas”, enfatizou Cida Cubilia. “Chego a dizer, na questão qualitativa do trabalho realizado, que os nossos professores foram além do que víamos em 2019, antes da pandemia”.

O objetivo da pasta municipal para 2023 será de dar continuidade nesta evolução da educação oferecida na rede de ensino de Praia Grande. “Tudo faz parte de um processo. Em 2021, fizemos o planejamento do que queríamos. Já em 2022, colocamos todas as ações em práticas e efetivamos aquilo que havíamos projetado. Para o ano que vem será o momento de colhermos os frutos e vermos o resultado de tudo que foi investido nestes dois primeiros anos”, projetou a secretária de Educação

Voltar