• Caminhadas buscam conscientizar comunidades sobre autismo

Publicado em 11/04/2023 - por Daniel Elias, MTB: 59.233

Transmitir a mensagem do respeito ao próximo e de que ser diferente é legal. Esses foram os recados que os alunos das EMs Profª Maria Nilza da Silva Romão, no Bairro Vila Sônia, e José Padin Mouta, no Tupi. Estudantes, funcionários e professores realizaram caminhadas ao percorrer as ruas das comunidades na sexta-feira (31). A ação das unidades marcou as comemorações alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no domingo (2 de abril).

Na EM Maria Nilza, cerca de 500 alunos das turmas do 2 ao 4º ano do Ensino Fundamental participaram atividade de conscientização. A temática foi trabalhada pelos professores em sala e culminou com a caminhada percorrendo os bairros. Cada turma elaborou cartazes com mensagens que enfatizavam o respeito à diferença. A unidade escolar também produziu uma faixa carregada pelo pelotão de frente do desfile.

Conforme percorriam as ruas do bairro, as crianças chamavam a atenção de moradores que saíam na frente de suas casas ou apareciam em sacadas para prestigiar os pequenos. “Precisamos cada vez mais conscientizar as pessoas sobre o autismo e promover a inclusão. Nosso intuito foi justamente esse. De chamar a atenção e levar conhecimento para a comunidade por meio das crianças e, desta forma, combater a discriminação”, destacou a diretora da EM Maria Nilza, Marcela Aparecida da Silva Rangel.

Os estudantes da EM José Padin Mouta também foram as ruas para enviar a mesma mensagem de conscientização aos moradores do Bairro Tupi. A unidade promoveu dois momentos, um na parte da manhã e outro na parte da tarde. Os alunos do período intermediário foram convidados a prestigiar a primeira das duas ações. Também portando cartazes, os grupos buscaram sensibilizar os envolvidos sobre a temática da inclusão.

Conscientização – Além das atividades organizadas pelas escolas municipais, durante o próximo mês, a Secretaria de Educação (Seduc) promove o Abril Azul. As ações terão como base na temática “Esse Mundo Também é Meu: Um Olhar sobre Autismo na Rede Municipal de Ensino de Praia Grande”. A pasta municipal promoverá um circuito de palestras para abordar assuntos alusivos ao tratamento aos alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA).

As palestras terão como objetivo sensibilizar os envolvidos sobre a temática da inclusão com ampliação das reflexões sobre características do autismo, identidade e pertencimento nas ações da rede Municipal de Ensino de Praia Grande. Por conta do espaço físico do Auditório, os interessados tiveram de efetuar a inscrição via Google Formulário para participar. As vagas já foram preenchidas.

Durante o encontro, os participantes assistirão a três momentos. Comandados pelos assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) de Inclusão, cada um abordará sobre um ponto relativo ao espectro do autismo. A ATP Rosimere de Souza Pereira falará sobre “Estimulação Precoce”. Já o ATP Alexandre Dias Nunes Melo abordará a temática “Manejo de Comportamento”. Por fim, a ATP Laryssa de Souza Goulard conversa sobre “Adaptações Escolares”.

Além do evento de abertura no Auditório Jornalista Roberto Marinho, a Seduc promoverá outros três encontros itinerantes. O intuito será facilitar o acesso aos pais, ampliando assim o número de participantes do evento. Confira abaixo a programação completa:

Data: 11 de abril

Local: E.M. Carlos Roberto Dias

Rua Duque de Caxias, 999 – Bairro Boqueirão

Data: 18 de abril

Local: E.M. Domingos Soares de Oliveira

Av. Dr. Esmeraldo Soares Tarquínio Campos Filho, 501 – Bairro Ribeirópolis

Data: 25 de abril

Local: E.M. Roberto Shoji, Dr.

Rua Ildelfonso Galeano, 100 - Bairro Tupiry