• Seduc capacita docentes sobre sistema de Frequência e Diário Digital

Publicado em 26/04/2023 - por Daniel Elias, MTB: 59.233

A Prefeitura de Praia Grande dá mais um passo para a implantação do diário e frequência digital nas escolas municipais. O Departamento de Legislação e Planejamento Educacional da Secretaria de Educação (Seduc) percorre as unidades para capacitar os professores para manusearem o Sistema de Notas e Faltas. Nesta terça-feira (25), docentes da EM Antônio Rubens da Costa Lara, no Bairro Esmeralda, participaram da formação.

A capacitação ocorre durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) de cada unidade. As formações são ministradas pela equipe gestora de cada escola municipal e acompanhada pelas supervisoras que dão todo o suporte necessário. Durante os encontros, o Sistema de Notas e Faltas é apresentado aos professores com objetivo de explicar as funcionalidades, tais como, por exemplo, os campos de lançamento de notas e chamada.

Em 2023, a utilização do sistema de notas e faltas ocorrerá em paralelo com o diário físico. “A Seduc implementa o sistema de diário online nas escolas municipais de Praia Grande. Ano passado, tivemos duas unidades como piloto e deram resultado positivos. E agora estamos no processo de disseminação deste mecanismo para que, dando tudo certo, em 2024, migremos do diário físico para o digital”, destacou a diretora do Departamento de Legislação e Planejamento Educacional, Thaloa Prestia Ramos.

O Sistema de Notas e Faltas será similar ao utilizado pela rede municipal de ensino em 2010. Devido a adaptações necessárias, a ferramenta ficou em desuso e ganhou uma nova roupagem para 2023. O mecanismo contará com as mesmas funcionalidades do diário físico, porém, no formato digital. Os educadores terão espaços específicos para lançar as notas e fazer observações do conteúdo trabalhado.

Outro ponto de destaque, permitido pelo sistema, será o controle de frequência dos alunos. A computação da presença do estudante ocorrerá no momento da chegada dele à escola. Ao ingressar na unidade, crianças, jovens e adultos passarão pelas catracas instaladas na entrada que contam com um visor que identificará o rosto dele e permitirá o acesso. Uma vez na sala de aula, caberá ao professor conferir se o estudante de fato está presente e confirmar a informação.

Em 2022, o projeto piloto para testar o Sistema de Notas e Faltas foi colocado em funcionamento na EM Albert Einstein, no Bairro Samambaia. Com a implementação, as pastas municipais puderam verificar os ajustes necessários. Já no final do último ano, a novidade passou a ser utilizada também na EM Professora Maria de Lourdes Santos.

Elaboração – A Secretaria de Planejamento ficou responsável pela criação da nova ferramenta, que usou como base o Sistema Gestão utilizado atualmente para cadastramento de alunos em turmas de Educação Infantil e do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. Para abastecer o sistema com as informações, a Seplan contou com o apoio do Departamento de Legislação e Planejamento Educacional da Seduc, que ficou responsável em pontuar quais elementos seriam necessários conter na nova ferramenta.

O Departamento de Programas de Inclusão Digital também participa com o acompanhamento da instalação das catracas nas escolas de Ensino Fundamental