PORTAL EDUCACIONAL
PORTAL EDUCACIONAL
Compartilhe:
Publicado em 25/05/2023 - por Daniel Elias, MTB: 59.233
Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no LinkedIn
Na última sexta-feira (19), os alunos da rede municipal de ensino de Praia Grande participaram da parte teórica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Durante o período de aula, os estudantes fizeram a prova da competição educacional. A EM José Júlio Martins Baptista, situada no Bairro Sítio do Campo, foi uma das unidades a receberem a avaliação.
Ao todo, somados os alunos de todas as unidades da rede municipal de ensino, Praia Grande contabilizou 4.222 participantes. Deste número, 187 representam a EM José Júlio Martins Baptista. De acordo com a assistente técnico pedagógico (ATP) da unidade, Patrícia Sandes Xavier Gomes, os professores criaram um grupo para dar suporte aos envolvidos.
“Um dos destaques foram os simulados preparados pelos professores que deram uma noção aos alunos de como seria a prova”, explicou Patrícia Gomes. “Além disso, os docentes montaram um grupo no Whatsapp para compartilhar os materiais com os estudantes. Utilizaram os chromebooks como ferramentas para aplicar conteúdos específicos sobre a prova de Astronomia e Astronáutica”.
Além da parte teórica, respondendo a prova, os estudantes também fizeram a parte prática que foi o lançamento de foguetes por meio da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Só na EM José Júlio, 40 foguetes confeccionados com garrafas pet foram lançados. “A montagem dos protótipos foi realizada durante as aulas de Ciências. Depois, em dois dias, ocorreu o lançamento dos foguetes”, destacou a ATP da unidade.
Retrospecto – Na edição deste ano, os estudantes da rede municipal de ensino de Praia Grande tentam repetir o feito alcançado em 2022. Ao todo, os alunos conquistaram 407 medalhas. Destes, 292 medalhas foram na MOBFOG, divididas em 260 de ouro, 18 de prata e 14 de bronze. Na OBA, outro resultado favorável, com mais 115 condecorações, sendo elas, 48 de ouro, 34 de prata e 33 de bronze