PORTAL EDUCACIONAL
PORTAL EDUCACIONAL
Compartilhe:
Publicado em 27/06/2023 - por Daniel Elias, MTB: 59.233
O Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, foi palco da abertura do II Seminário de Educação Inclusiva de Praia Grande. O evento coordenado pela Secretaria de Educação (Seduc) teve início na terça-feira (20), com a palestra Direito Fundamental a Educação Inclusiva. Participaram do momento de formação e troca de experiências, integrantes das equipes gestoras das 78 escolas municipais de Praia Grande.
O advogado e presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/Santos, Cahuê Talarico, ficou responsável em trazer a temática. Durante a conversa, o palestrante detalhou as leis vigentes no País que garantem e preconizam sobre os direitos relativos a educação inclusiva. Um dos pontos abordados por ele diz respeito à diferença entre barreira e impedimento.
Para o palestrante, as pessoas com deficiência apresentam determinadas limitações, mas que não são entraves para que vivam em sociedade. “Precisamos entender de uma vez por todas que não é o impedimento que limita as pessoas com deficiência, mas sim as barreiras impostas a elas. Só existe Educação Inclusiva se de fato o que for oferecido atender à necessidade de todos”.
Outro ponto abordado por Talarico foi referente a Norma Brasileira ABNT NBR 9050/2020, que versa sobre garantir a acessibilidade em edificações. De acordo com o palestrante, apesar da determinação legal, há muito o que se avançar sobre o assunto. “Há 23 anos existem leis que garantem a participação das pessoas com deficiência. Mas a vida inteira, lutamos contra as barreiras impostas”, destacou.
“O que eles querem nada mais é que participar em igualdade de condições, ou seja, que o acesso ocorre com equidade. Entretanto, são as barreiras ainda existentes que impedem isso de acontecer”, continuou o palestrante. “Por isso, momentos como esse são fundamentais. Não se faz a inclusão sozinho. Para realmente colocar em prática é preciso trabalhar de forma conjunta. Ver pessoas ligadas à educação debatendo essa questão pode auxiliar para que vivamos numa sociedade que de fato se torne inclusiva”.
Debate – A vinda do palestrante foi comandada pela Coordenadoria de Educação Inclusiva, que está à frente do II Seminário de Educação Inclusiva. A responsável pelo setor, Lara Arengui, reforçou a importância de debater sobre a questão. “O Seminário surgiu ano passado por conta da necessidade apresentada. Em 2022, tivemos salto significativo no número de alunos público-alvo da Educação Especial. Com isso veio a preocupação em capacitar os envolvidos”, enfatizou.
Pensando nisso, surgiu o Seminário de Educação Inclusiva com a finalidade de instrumentalizar e passar conhecimento a toda equipe que, direta ou indiretamente, atua com alunos público-alvo da Educação Especial. “Por isso, pensamos no evento de três dias. Para conseguirmos dividir o público e atingir a todos com temáticas condizentes ao seu fazer. Assim, buscamos tornar homogêneo em todas as nossas escolas”, afirmou Lara Arengui.
Representando a prefeita, Raquel Chini, a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, acompanhou a abertura do evento. Para a titular da pasta, ao realizar momentos como esse, a Seduc busca atender e entender as necessidades dos alunos público-alvo da Educação Especial. “Afinal de contas cada pessoa é uma pessoa que apresenta as suas limitações e que tem direito de estar dentro da escola, recebendo o atendimento com os cuidados necessários”.
Cronograma – A programação do II Seminário de Educação Inclusiva continua com mais dois dias de palestras. Confira abaixo a agenda do evento:
Data - Quinta-feira (22), às 9 e as 14 horas
Local – Auditório Jornalista Roberto Marinho
Palestra – Manejo de Comportamento
Palestrante – Assistente técnico pedagógico (ATP) de Inclusão, Alexandre Melo
Público-alvo – Representantes dos Docentes das Unidades Escolares e Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Endereços – O Auditório Jornalista Roberto Marinho está localizado na Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim. Já o Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, no Boqueirão