PORTAL EDUCACIONAL

PORTAL EDUCACIONAL

Compartilhe:

• Página a Página: programa de incentivo à leitura beneficia cerca de 47 mil alunos

Publicado em 14/08/2023 - por Daniel Elias, MTB: 59.233

Obras literárias como “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, “Os Meninos da Caverna”, de Rodrigo Carvalho, “O Homem Ilustrado”, de Ray Bradbury, entre outras, passam a fazer parte da rotina escolar dos alunos. Isso ocorre graças ao lançamento da segunda edição do programa Página a Página. Nesta segunda-feira (14), foi realizada, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, a cerimônia de entrega que marca o começo da ação de incentivo à leitura em 2023.

O evento contou com a presença da prefeita, Raquel Chini, da secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, e demais autoridades do Legislativo e da equipe técnica da Secretaria de Educação (Seduc). Para marcar o lançamento, a solenidade contou com a participação de um aluno por segmento de ensino que será contemplado com Página a Página. Um a um, subiram ao palco e ganharam as maletas representando os cerca de 47 mil estudantes da rede que receberão as obras literárias.

A aluna Maria Gabriele de Souza Castro, da EM São Francisco de Assis, no Bairro Boqueirão, foi a representante dos estudantes dos 7ºs anos do Ensino Fundamental. Para ela, o programa Página a Página foi uma iniciativa incrível. “Nós fizemos um trabalho em grupo com base em um livro específico em 2022. Este ano, a expectativa é grande. Não vejo a hora de ler O Pequeno Príncipe. É uma obra literária muito famosa, mas que ainda não tive a oportunidade de ver”.

Acompanhando a opinião da colega de escola, o estudante Gabriel Henrique da Silva Holanda, do 8º ano do Ensino Fundamental, destacou a importância do Página a Página. Segundo o aluno, o programa desperta o interesse pela leitura. “Existem muitas pessoas que não têm o hábito de ler. Essa iniciativa traz histórias cativantes que nos motiva e torna a ação prazerosa. Foi o Página a Página que trouxe para mim o interesse pelos livros”, comentou.

O professor de língua portuguesa da EM São Francisco de Assis, Cláudio Melo Bispo, acompanhou a solenidade de lançamento da segunda edição do programa. De acordo com o docente, havia uma expectativa nos estudantes com a continuidade do Página a Página. “Na escola, eles nos perguntavam sobre a chegada dos novos livros. Isso demonstra que a leitura transforma o conhecimento dos alunos. Nós como educadores, precisamos fazer a mediação durante o processo e incentivar que eles leiam”.

Incentivo – Além da entrega das maletas aos alunos representantes de cada segmento de ensino, a solenidade contou ainda com a veiculação de um vídeo. Trata-se de um documentário que reunia depoimentos de alunos e professores que participaram da edição do ano passado. Os selecionados para contribuir foram docentes e estudantes premiados na 1ª Mostra do Página a Página.

A secretária de educação, a professora Cida Cubilia, destacou que o vídeo é apenas um demonstrativo do alcance que o programa teve em 2022. Segundo a titular da pasta, o Página a Página foi além do simples incentivo à leitura. “Coordenados pelos professores, os alunos desenvolveram ações, demonstrando que eles vivenciaram as histórias dos livros de diferentes formas. Acredito que esse ano, não será diferente. Por isso, o Página a Página tem um significado expressivo”.

Para a prefeita, Raquel Chini, a iniciativa de incentivo à leitura permite que os alunos promovam ações de forma multidisciplinar. “Fico feliz em ver o resultado de uma ação que colocamos em prática. Que cada vez mais, o Página a Página se estenda e consiga envolver ainda mais os estudantes, promovendo a integração escola e comunidade. Cada estudante recebe não apenas uma maleta, mas, sim, um baú de tesouro. Pois o livro é, com toda a certeza, essa preciosidade”.

Cronograma – A solenidade desta segunda-feira (14) marca o início da distribuição dos livros para os alunos das escolas municipais. Nos próximos dias, cada unidade de ensino se organizará para promover a distribuição das maletas. As obras literárias são compostas por títulos dos mais variados e adaptados de acordo com o segmento de ensino de cada aluno. O material distribuído será utilizado por estudantes e professores dentro e fora da sala de aula.

Assim como ocorreu no ano passado, nas maletas de Educação Infantil, os alunos vão receber cinco títulos. Já os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental ganharão quatro livros. Já os da Complementação Educacional terão cinco, enquanto os matriculados nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) obterão um exemplar.

O Página a Página tem como objetivo, além de despertar o interesse pela leitura, ampliar o vocabulário dos alunos, propor a participação da família na vida escolar dos estudantes e possibilitar o compartilhamento e a vivência de emoções. Somado a tudo isso, também promove a integração com produto final, que estimula a formação crítica dos meninos e meninas.

Sucesso – Na sua primeira edição, em 2022, o programa Página a Página agradou em cheio o gosto dos alunos, familiares e professores. Ao longo do processo, os docentes promoveram diferentes iniciativas junto com os estudantes. O consumo dos livros não se resumiu apenas na prática da leitura. As ações transcenderam as páginas das obras literárias, transformando-se em projetos que invadiram as unidades de ensino.

Cada docente apostou em uma estratégia para despertar ainda mais o interesse dos estudantes. Interação com os autores dos livros, visitas em tribos indígenas da reunião, confecção de jogos de tabuleiro inspirados em um conto literário permearam as diversas ações realizadas. As unidades de ensino também se mobilizaram, promoveram mostras e compartilharam com a comunidades o que foi produzido dentro e fora de sala de aula.

Todo esse processo de incentivo à leitura e produção de trabalhos resultou na premiação das iniciativas que tiveram maior destaque. A condecoração ocorreu durante a I Mostra Página a Página realizada no Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes. Na ocasião, cinco professores, sendo um por cada segmento de ensino, foram agraciados pelas práticas pedagógicas de sucesso

Voltar