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Publicado em 29/08/2023 - por Daniel Elias, MTB: 59.233
A qualidade da educação oferecida na rede municipal de ensino de Praia Grande ganha mais evidência por meio do bom desempenho dos alunos em competições estudantis. Na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sete estudantes foram premiados. Neste domingo (27), uma parte do grupo participou de solenidade que ocorreu no teatro do Centro de Formação de Profissionais de Educação (Ceforpe), em São Bernardo do Campo.
Na edição deste ano, dos sete alunos premiados, um conquistou medalha de ouro e os outros seis de bronze. Destes, quatro compareceram ao evento de premiação da OBMEP em São Bernardo. O grupo foi acompanhado pela chefe de Seção do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Marcela Dias Pereira Costa, e representantes das equipes técnicas das escolas municipais.
De acordo com Marcela Dias, além da premiação da OBMEP, os alunos conquistam também uma bolsa de iniciação científica. “Eles retornaram cheio de sonhos. Com outras perspectivas. Isso dá a eles o direito de participar do ingresso ao Mestrado ou doutorado. Muito se fala em oportunizar ao aluno da escola pública o acesso à universidade, mas poucas olimpíadas têm essa abrangência e esse cuidado de acompanha-los por meio de formação continuada”.
OBMEP – Organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da Matemática. Realizada desde 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
As provas são dirigidas aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Os medalhistas ganham um curso de matemática do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP) e ainda têm possibilidade de garantir vagas para mestrado em universidades públicas.