• Praia Grande terá ações em comemoração à Semana da Pátria

Publicado em 05/09/2023 - por Daniel Elias, MTB: 59.233

Em Praia Grande, diferentes ações prometem marcar as comemorações da Cidade referente à Independência do Brasil, celebrado na quinta-feira (7). O ponto alto será a retomada após mais de 10 anos da realização do Desfile Cívico-Militar que ocorre na quarta-feira (6). Além disso, a programação conta com atividades promovidas pelas escolas no entorno das unidades e a reapresentação do espetáculo Cartas para Leopoldina – A Mãe da Independência”, no Palácio das Artes (PDA).

Principal atração das comemorações alusivas ao Dia da Independência do Brasil, o Desfile Cívico-Militar será realizado na próxima quarta, nas proximidades do Paço Municipal. A Rua 26 de Janeiro ficará como ponto de concentração. Do local, os participantes acessam a Avenida Presidente Kennedy e percorrem a via em direção ao palco que estará montado no estacionamento ao lado da Prefeitura. A dispersão acontecerá na Rua Gilberto Fouad Beck.

A organização do Desfile Cívico-Militar está a cargo da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), com apoio das secretarias de Educação (Seduc) e de Trânsito (Setran). Outras pastas também darão suporte no dia do evento. Participam do ato de civismo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em 19 escolas. Além destes, os estudantes das EMs Anahy Navarro Trovão e Sérgio Vieira de Mello também marcam presença.

Fora os alunos das escolas municipais, o desfile terá a participação de algumas escolas das redes estaduais e particulares de ensino. Também marcarão presença as secretarias de Meio Ambiente (Sema), Esportes e Lazer (Seel), Trânsito (Setran), Saúde Pública (Sesap), Assistência Social (Seas), Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e Subsecretaria de Comunicação Social (Subcom). Também estiveram presentes, representantes das escolas estaduais, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Escoteiros, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), Associação Comercial de Praia Grande (ACEPG) e Centro de Aprendizagem Metódica e Prática (CAMP-PG).

Locais – Assim como ocorreu nos últimos anos, as escolas municipais se organizam para promover diferentes atividades alusivas à Independência do Brasil. Entre as ações estarão os desfiles das unidades de ensino no entorno dos prédios educacionais. Tais iniciativas ocorrem entre segunda e terça-feira (4 e 5), com o apoio da Secretaria de Trânsito (Setran), que controla o trânsito de veículo nas vias.

As unidades de ensino situadas no mesmo bairro se organizam e promovem o desfile nas proximidades das escolas. Foi o que fizeram, nesta segunda (4), as EMs Vila Mirim, Oswaldo Justo e Governador Orestes Quércia ao percorrerem as ruas da comunidade em direção à Secretaria de Educação (Seduc), no Bairro Mirim, e, depois, retornarem. As EMs Vereador Felipe Avelino, Mário Possani e José Crego Painceira, no Caiçara, também se uniram e realizaram o ato de civismo pelas vias do bairro nesta segunda.

História – Ainda como parte da programação, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) realiza a apresentação do espetáculo teatral “Cartas de Leopoldina – A Mãe da Independência”. A peça mostra a visão de Leopoldina, casada com D. Pedro I e princesa regente do Brasil na época, e seu importante papel para que o país conseguisse sua independência. As apresentações ocorrem de quarta a sábado (6 a 9), a partir das 19 horas, com distribuição antecipada já sendo feita no PDA