• Seduc reconhece desempenho de alunos premiados pela OBMEP

Publicado em 06/09/2023 - por Daniel Elias, MTB: 59.233

Mais uma vez, os alunos da rede municipal de ensino de Praia Grande apresentam bom desempenho em competições estudantis. Na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Municipais (OBMEP), por exemplo, sete estudantes garantiram medalhas de ouro e bronze. Nesta segunda-feira (4), dois dos premiados foram recepcionados pela secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, na Secretaria de Educação (Seduc).

Participaram do momento representando o grupo, os alunos Armando Canto de Araújo, da EM Joaquim Augusto Ferreira Mourão (Bairro Melvi), e Aline Cardoso de Andrade, da EM Vereador Felipe Avelino Moraes (Caiçara). A dupla conquistou medalha de prata na 17ª edição da OBMEP. No final do mês de agosto, participaram de solenidade que marcou a entrega das premiações, em evento realizado em São Bernardo do Campo.

Além dos dois estudantes, Praia Grande teve mais cinco alunos premiados nesta edição. A jovem Helena Destro da Fonseca, da EM Governador Orestes Quércia (Bairro Mirim) conquistou medalha de ouro. Já Eduardo Gonzaga Rocha Rodrigues, da EM Roberto Mário Santini (Guilhermina), Kauan Jesus Paes Mais Isidoro, da EM João Gonçalves (Aviação) e Júlio Cesar dos Santos Porto e Gustavo Silva Simplício, da EM Prof.ª Maria de Lourdes Santos (Esmeralda) garantiram o bronze.

Além dos alunos, participaram do momento professores e familiares dos estudantes. Segundo a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, o bom desempenho dos jovens demonstra a qualidade da educação oferecida na rede municipal de ensino. “É gratificante para nós ver o empenho e dedicação dos alunos. Parabenizo vocês dois por se envolverem e conquistarem o resultado positivo. Enalteço também a importância dos pais e dos professores porque ambos têm papel fundamental neste processo”.

OBMEP – Organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da Matemática. Realizada desde 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

As provas são dirigidas aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Os medalhistas ganham um curso de matemática do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP) e ainda têm possibilidade de garantir vagas para mestrado em universidades públicas