• Desfile Cívico: escolas conscientizam sobre preservação do meio ambiente

Publicado em 06/09/2023 - por Daniel Elias, MTB: 59.233

No resgate do desfile cívico-militar em Praia Grande, a Secretaria de Educação (Seduc) buscou conscientizar os presentes sobre a importância de cuidar da natureza. Ao passar pela avenida, os cerca de mil alunos das 18 escolas, abordaram ações alusivas ao tema “Preservação do Meio Ambiente”. O ato de civismo em comemoração à Semana da Pátria ocorreu nesta quarta-feira (6), nas proximidades do Paço Municipal, Bairro Mirim, com presença da prefeita, Raquel Chini, e demais autoridades.

Uma a uma, as unidades de ensino buscaram transmitir a sua mensagem de conscientização. O destaque ficou para a EM Profª Maria Nilza da Silva Romão, no Bairro Vila Sônia. A escola levou uma caixa de madeira para a avenida. Quando chegaram em frente ao palanque, os estudantes abriram o recipiente. De dentro, saíram balões biodegradáveis inflados com gás hélio.

Segundo a diretora da unidade, Marcela Aparecida da Silva Rangel, em cada balão foram colocadas sementes da espécie de árvore ipê-amarelo espécie nativa da Mata Atlântica. “Queremos que onde as bexigas caírem essas sementes tenham contato com a terra e germinem. Escolhemos o ipê-amarelo pois é o mais indicado para o plantio nesse período do ano”, explicou.

A EM Profª Maria de Lourdes dos Santos, situada no Bairro Esmeralda, também aproveitou o desfile para transmitir a sua mensagem. Do grupo de alunos da unidade que participaram do ato cívico, oito meninas e quatro meninos estavam paramentados com vestimentas confeccionadas por folhas de jornais. O objetivo foi mostrar a importância de reaproveitar materiais que seriam descartados.

A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, acompanhou a passagem dos alunos das escolas municipais ao lado da prefeita, Raquel Chini. Para a titular da pasta, a participação dos estudantes nesta edição resgata uma tradição que existia no Município. “É preciso conscientizar os jovens e despertar neles o sentimento de civismo. Foi gratificante vê-los desfilar e representar a Seduc no evento”.

Cerimônia – O desfile das escolas municipais aconteceu logo após a cerimônia de abertura das comemorações com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado de São Paulo e de Praia Grande, na frente do Paço Municipal. A Banda regimental do CPI-6 emocionou a todos ao tocar o Hino Nacional. Na sequência, a prefeita praia-grandense, Raquel Chini, acompanhada do comandante da Fortaleza de Itaipu, o tenente-coronel, Lobo Viana, passou em revista à tropa do Exército.

Na sequência das escolas municipais, estaduais e particulares, servidores municipais representando as demais secretarias também marcaram presença no desfile. Um dos grupos mais aplaudidos foi a equipe da pasta de Serviços Urbanos (Sesurb), responsável pela manutenção e limpeza dos bairros e vias públicas.

O desfile motorizado foi outro destaque da programação. Modernas viaturas das polícias Militar, Civil, Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e ainda veículos das pastas de Trânsito (Setran) e da Sesurb arrancaram aplausos das pessoas. Para coroar esta etapa, uma surpresa veio do céu. Um helicóptero que integra o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar, sediado em Praia Grande, no Bairro Mirim, sobrevoou a área do desfile e foi o responsável por um desfecho grandioso para um dia que ficará marcado na memória de todos