PORTAL EDUCACIONAL

PORTAL EDUCACIONAL

Compartilhe:

• Livro inspira visita de alunos da EM Profª Elza Oliveira ao Educação Ambiental

Publicado em 30/10/2023 - por Daniel Elias, MTB: 59.233

Além de incentivar a prática da leitura, o programa Página a Página tem proporcionado outras oportunidades aos alunos. Como, por exemplo, conhecer de perto, com a participação dos pais ou responsáveis, algumas das espécies apresentadas pelo livro SOS Brasil Flora. A iniciativa envolveu crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, da EM Profª. Elza Oliveira de Carvalho (Bairro Glória).

A iniciativa foi desenvolvida com as quatro turmas do 3º ano da unidade. Para colocar a proposta em prática, a EM Elza Oliveira contou com apoio do Departamento de Educação Ambiental (DEA). Nesta terça e quarta-feira (24 e 25), os estudantes visitaram o DEA, situado na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, o Portinho, acompanhados dos pais e responsáveis.

Uma vez no local, os grupos foram recepcionados pelos professores da unidade que apresentaram as espécies existentes no Portinho. Logo após, o grupo visitou as dependências do Educação Ambiental e conheceu também os pássaros que se alimentam das frutas dispostas no comedouro. Por fim, o grupo foi até o manguezal situado à margem do Mar Pequeno.

Professor de uma das turmas, Anderson Mota de Santana, destacu que a visita ao Portinho foi um desdobramento das atividades realizadas com os alunos em sala de aula. Primeiro, os pequenos fizeram a leitura individual e coletiva do livro SOS Brasil Flora. Para ilustrar o conteúdo, os docentes utilizaram fotos e vídeos que demonstrassem a importância das árvores e das matas para os seres vivos.

Para isso, apresentaram para os alunos que alguns tipos de tecidos e móveis são oriundos das plantas e árvores. “A visita ao Portinho tem a finalidade de mostrar de forma prática que a preservação do meio ambiente nos traz um retorno positivo. Desta vez, além de envolver os alunos, a escola teve a ideia de trazer os pais para também conhecerem e compartilharem da experiência com os filhos”, afirmou Santana.

Segundo a assistente técnico pedagógico (ATP) do Departamento de Educação Ambiental, Daniela Freire, o ponto alto da ação foi o envolvimento e a participação dos pais. “As crianças levaram a maleta com os livros para casa. Muitos leram com os pais a obra literária. Então a gente percebe, por vezes, que os responsáveis demonstram estar ainda mais interessados. E a proposta se faz interessante por isso, por promover a interação da família”

Voltar