• Pequenos escritores têm noite de autógrafos no lançamento do livro ‘Eu Sou o Futuro’ em PG

Publicado em 30/10/2023 - por Daniel Elias, MTB: 59.233

A literatura se faz presente nas escolas municipais de Praia Grande de diferentes formas. Na EM Professor Fued Temer, no Bairro Guilhermina, há 8 anos, ela transforma os alunos em pequenos escritores. O evento que marcou de forma especial todo este processo foi uma noite de autógrafos no lançamento do livro “Eu Sou o Futuro”. A festa agitou o Palácio das Artes (PDA) com a participação dos autores mirins, professores e familiares.

O evento contou ainda com a presença da secretária de Educação de Praia Grande, a professora Cida Cubilia, que na ocasião representou a prefeita Raquel Chini. A titular da pasta pode acompanhar a noite de gala que trouxe como enredo a temática abordada pela unidade. A tecnologia deu espaço para os alunos da escola Fued Temer. O objetivo foi de mostrar que o futuro de verdade passa pelas crianças.

Para representar isso, a escola levou um robô gigante para o Teatro Serafim Gonzalez. A atração desceu as escadas em direção ao palco onde interagiu com uma criança que representava o futuro da humanidade. A partir deste momento, os estudantes da unidade tomaram conta do espaço com apresentações de dança e musicais, uns tocando instrumentos e outros cantando.

A EM Fued Temer aproveitou também para apresentar um novo projeto. Ao longo do ano, os professores trabalharam a temática do samba com os alunos, abordando desde a parte histórica do ritmo, até mesmo, ensinando aos estudantes a tocar os instrumentos. Para demonstrar de forma prática, a unidade contou com a presença de integrantes da bateria da agremiação Unidos dos Morros, atual bicampeã do carnaval de Santos.

Após as apresentações, pais, alunos, professores e todos os demais presentes, participaram do grande momento. Todos se direcionaram para o salão de eventos do Palácio das Artes, onde aconteceu a noite de autógrafos. Os alunos assinar e escrever dedicatórias aos familiares na obra literária recém produzida por eles. “É um trabalho que envolve a escola toda. Os temas estão sempre interligados ano a ano. Sempre com o intuito de transmitir uma mensagem”, destacou a diretora da unidade, Luciana Martins Nicolosi.

“Na pandemia, a tecnologia foi a principal ferramenta que tivemos para dar continuidade ao processo de aprendizado. Entretanto, ao voltar para o convívio diário de forma presencial, percebemos que ficou uma certa influência nas relações humanas”, afirmou Luciana Nicolosi. “Nosso objetivo foi de mostrar que, na verdade, o futuro passa diretamente pelas crianças. Que elas precisam de um olhar atento e cuidadoso, onde a educação e o aprendizado têm papel fundamental”.

O livro conta com textos de 134 estudantes de turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Essa foi a oitava edição do projeto que teve início em 2015, quando a gestão da unidade escolar atuava na EM Roberto Mário Santini. Para chegar nos selecionados, a escola trabalhou com os mais de mil alunos matriculados. A produção de todos foi avaliada e os três primeiros colocados por turmas tiveram seus textos publicados no livro. A capa e as gravuras internas também foram confeccionadas pelos estudantes.

A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, enfatizou ser um privilégio poder acompanhar de perto uma proposta pedagógica como essa. “Trata-se de uma complexidade ainda maior, pois não falamos de Ensino Médio ou Superior. É um projeto desenvolvido com alunos do Fundamental I, ou seja, do 1º ao 5 ano, que ainda estão em formação. Por isso, o lançamento dessa obra literária tem uma complexidade e grandiosidade ainda maior”, parabenizou