• Praia Grande marca presença na etapa regional do Conae-2024

Publicado em 30/10/2023 - por Daniel Elias, MTB: 59.233

A Baixada Santista deu início em sua participação na Conferência Nacional da Educação (Conae) 2024. Os representantes das nove cidades da Região Metropolitana estiveram presentes na solenidade de abertura da etapa regional realizada nesta terça-feira (24), na Universidade Católica de Santos (Unisantos). Na quarta e quinta-feira (25 e 26) acontecem os debates dos eixos temáticos por meio de plenárias online.

A secretária de Educação de Praia Grande, a professora Cida Cubilia, representou a Cidade na abertura do evento. O Município contou ainda com a participação de integrantes das equipes gestoras da Secretaria de Educação (Seduc) e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs). Além dos presentes, os interessados puderam acompanhar toda a solenidade por meio de transmissão ao vivo pelo canal do Conae no Youtube.

A etapa regional do Conae-2024 representa o momento inicial de promoção do debate, estimulando a ampla participação popular em conjunto com lideranças da área da educação. Trata-se de uma oportunidade que a comunidade escolar tem de participar e apresentar propostas para a melhoria da educação na cidade que leciona, bem como, na Baixada Santista como um todo.

O evento foi conduzido pela coordenadora geral da Conferência Regional de Educação da Baixada Santista, a profª. drª. Rejane Maria Emílio. Para abrir a solenidade, os presentes assistiram às manifestações artísticas oferecidas por algumas das cidades participantes. Em seguida, os representantes dos nove municípios e demais integrantes tiveram a oportunidade de se apresentar e colocar o ponto de vista de cada um sobre a importância do debate democrático alusivo ao futuro da educação.

Para iniciar a sua fala, a secretária de Educação de Praia Grande enalteceu e parabenizou a participação maciça dos ATPs e gestores que atuam no Município. Na sequência, a professora Cida Cubilia destacou a importância da etapa regional do Conae. “Trata-se de um momento democrático da educação. Por isso, se faz importante estarmos aqui. Para contribuir e fazermos a diferença ao longo dos debates temáticos”.

Anfitrião do evento, o reitor da Universidade Católica de Santos, professor mestre Marcos Medina Leite, a necessidade de uma discussão ampla sobre a educação e que isso já comece desde a etapa regional. “Precisamos entender a pluralidade existente no País. Temos a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) em Itanhaém. O berço desta população nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro está em nossa região. Se da nossa região não sair pelo menos uma proposta que versa sobre essa questão, isso não acontecerá de qualquer outra região do Estado”.

Outro ponto alto da solenidade foi a palestra magna ministrada pelo professor doutor João Cardoso Palma Filho. A participação dele teve como tema central “Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política De Estado Para A Garantia Da Educação Como Direito Humano, Com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável”. Em sua fala, Palma Filho traçou toda a trajetória histórica da Conferência Nacional da Educação.

O palestrante explicou como surgiu a primeira Conferência, quais foram os seus desdobramentos até chegar nas discussões temáticas atuais. Palma Filho aproveitou para explanar sobre os eixos que serão debatidos nas plenárias online. “Para essa edição temos nova proposta de discussão que versa sobre educação comprometida com a justiça social, proteção a biodiversidade e desenvolvimento socioambiental sustentável. A educação não transforma a realidade, mas ela forma aqueles que poderão promover a mudança necessária”.