Compartilhe:
Publicado em 10/11/2023 - por Daniel Elias, MTB: 59.233
O Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes (PDA), situado no Bairro Boqueirão, foi palco das apresentações da 2ª Mostra da Complementação Educacional. Cerca de 150 estudantes, de seis escolas municipais, participaram do momento que contou com a presença dos pais e familiares. O evento que ocorreu nesta quarta-feira (8), nos períodos da manhã e da tarde, teve como finalidade permitir que professores e estudantes demonstrassem um pouco do que foi trabalhado ao longo do ano.
O evento foi comandado pela Coordenadoria de Esportes e Complementação e contou com suporte da Divisão de Apoio da Secretaria de Educação (Seduc). No período da manhã, se apresentaram as EMs 19 de Janeiro, Natale de Lucca e Eduardo Gonsalves do Barreiro. Na parte da tarde, foi a vez das EMs Sônia Marise Domingues, João Gonçalves e Antônio Peres Ferreira subirem ao palco.
As unidades de ensino se prepararam para encantar o público abordando diferentes temáticas. A EM 19 de Janeiro (Bairro Ribeirópolis), por exemplo, trouxe o mundo do circo para o Palácio das Artes. No enredo, a escola contou a história de um menino que era apaixonado pelas artes circenses. Após dormir, ele acorda no sonho dentro do picadeiro onde assiste as diferentes apresentações como jogo de luzes, de mágica, entre outros.
Os estudantes da EM Eduardo Gonsalves do Barreiro fizeram homenagem às raízes de suas famílias oriundas de Pernambuco. O estado nordestino serviu como enredo da apresentação realizada pelos alunos da unidade. Com uma mescla de música e dança, a escola recordou nomes de grandes cantores e musicistas pernambucanos. Personalidades como Dominguinhos, Alceu Valença e João Gomes foram lembrados.
Esse foi o segundo dia de espetáculos dentro da 2ª Mostra da Complementação Educacional. Em julho deste ano, outras cinco escolas fizeram apresentações fechando os trabalhos relativos ao primeiro semestre. Na ocasião, o evento ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho. “Mais uma vez, os alunos se entregaram. Venceram timidez, nervosismo, subiram ao palco e deram um espetáculo”, destacou o diretor da Coordenadoria de Esportes e Complementação Educacional, André Luís da Costa Marques.
De acordo com o diretor da Coordenadoria, a Mostra da Complementação Educacional surgiu com objetivo de permitir que alunos, escola e professores demonstrassem o que é trabalhado no dia a dia. “Nosso intuito é de dar visibilidade. São projetos que possibilitam o protagonismo dos estudantes. Dão a eles a notoriedade devida, pois se dedicam para que tudo dê certo no final”.
A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, marcou presença na Mostra da Complementação Educacional. A titular da pasta destacou a importância de um evento como esse. “Além de permitir a apresentação, desta vez, conseguimos oportunizar aos alunos a experiência de pisar no palco do teatro do nosso Município. Somado a isso, a possibilidade de mostrar, de forma prática, o que aprenderam na escola”