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Publicado em 10/11/2023 - por Daniel Elias, MTB: 59.233
As 78 escolas da rede municipal de ensino participaram da Mostra do Projeto Político Pedagógico (PPP) promovida pela Secretaria de Educação (Seduc). As unidades de ensino foram divididas em grupos e fizeram as apresentações dos PPPs nas salas de capacitação I e II, situadas no prédio administrativo da Seduc, e em três salas no Porto Aprendiz, no Bairro Boqueirão. A ação teve como objetivo permitir a troca de experiências ao socializar as práticas educacionais.
Os representantes das escolas municipais em 10 salas. Cada equipe técnica teve 15 minutos para compartilhar com os demais detalhes sobre o projeto pedagógico desenvolvido ao longo deste ano. Ao final, os grupos foram convidados a fazer um breve debate sobre o que foi apresentado anteriormente, destacando os pontos altos e de melhorias sobre as propostas socializadas.
Ao longo do ano, as escolas municipais promoveram ações das mais variadas previstas no PPP. Algumas dessas iniciativas começaram de forma pequena e, com o passar dos anos, ganhou cada vez mais relevância e significado dentro da unidade. Foi o caso do projeto de leitura produzido e apresentado pela EM Professor Fued Temer, situada no Bairro Guilhermina.
O projeto teve início em 2015, quando a gestão da EM Fued Temer ainda atuava na EM Roberto Mário Santini. De lá para cá, a prática pedagógica contabiliza oito edições, sendo duas realizadas de forma remota por conta da pandemia. Para chegar nos alunos que terão seus textos publicados em um livro, a escola trabalha a temática com os mais de mil estudantes, que produzem textos e concorrem para estar entre os selecionados.
O diretor da Coordenadoria de Ensino Fundamental, Israel Batista, acompanhou a apresentação da EM Fued Temer e de outras unidades de ensino. Segundo ele, a Mostra do PPP permite a troca de experiências entre as escolas municipais. “Conseguimos notar as ações que movimentam as escolas no dia a dia. Podemos afirmar que em nosso Município, os PPPs são de fato úteis, pois são elaborados no início do ano, executado e, ao final, apresentado”.
Outro ponto destacado diz respeito a formatação dos grupos de compartilhamento. Isso porque as salas de discussão foram compostas por representantes de cada segmento: Educação Infantil, Complementação Educacional, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de diferentes bairros. “Isso permite que enxerguem possibilidades favoráveis no trabalho do outro, que possam ser aproveitados de alguma forma na sua unidade”, completou Batista.
O que é? – O Projeto Político Pedagógico (PPP), também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Nele fica determinada as ações que a unidade de ensino desenvolverá ao longo do ano de forma coletiva. Ao final do ano, a equipe pedagógica avalia se os objetivos traçados foram alcançados e quais os pontos fortes e de melhorias