Compartilhe:
Publicado em 10/11/2023 - por Daniel Elias, MTB: 59.233
A qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais será analisada. Nos próximos dias, alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental realizam as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Nesta segunda-feira (6), a Secretaria de Educação (Seduc) promoveu reunião com diretores, assistentes de direção e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) para informar as diretrizes a serem seguidas.
A reunião, comandada pela Coordenadoria de Ensino Fundamental, ocorreu nas salas de capacitação situadas na Seduc. O encontro teve como objetivo principal passar as diretrizes que deverão ser seguidas nos dias de aplicação. Um ponto em comum nas duas avaliações diz respeito ao índice de participação. Para que as escolas tenham a sua pontuação contabilizada, as unidades devem contar com a participação de 80% dos alunos matriculados.
De acordo com o diretor da Coordenadoria de Ensino Fundamental, Israel Batista, a equipe gestora das unidades terão papel fundamental durante todo o processo. “Os diretores e ATPs precisam cumprir com alguns passos para que as avaliações aconteçam. Por isso, nos reunimos para que saibam o que devem fazer. Além disso, temos a possibilidade de tirar as dúvidas que surgem. Desta forma, um ajuda o outro”, explicou.
“Reuniões como essa servem para conscientizar os ATPs e diretores da importância da participação deles neste processo. Não será apenas o professor na sala de aula que trabalha com os alunos o ano todo”, completou Batista. “Os dias que antecedem a aplicação da prova são fundamentais para que os estudantes estejam a vontade e que participem de forma significativa deste processo”.
Agenda – O Saeb será o primeiro exame aplicado. Trata-se de uma avalição promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que determina o nível de desenvolvimento da educação básica e avalia todas as escolas do Brasil. A partir desta quarta-feira (8), alunos das turmas de 5º e 9º iniciam o período de provas do Saeb que vai até dia 17 de novembro. Cada unidade de ensino terá um dia específico que passará por esse processo.
Será do Saeb que sairá as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Atualmente, a rede municipal de ensino de Praia Grande obtém as melhores notas entre as nove cidades que compõem a Baixada Santista. Na última avaliação, os alunos praia-grandenses garantiram a nota de 6,1 nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 5,5 nos anos finais.
Além da avaliação externa nacional, no dia 22 de novembro, ocorre a prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Promovida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o exame será aplicado no mesmo dia em todas as escolas municipais participantes. Passam pelo processo de aplicação, alunos das turmas de 2º e 5º anos