PORTAL EDUCACIONAL

PORTAL EDUCACIONAL

Compartilhe:

• Alunos da EM Manoel Nascimento participam de tarde de autógrafos

Publicado em 21/11/2023 - por Daniel Elias, MTB: 59.233

Os alunos da EM Manoel Nascimento Junior, situada no Bairro Boqueirão, mostraram na prática que crianças da educação infantil também podem ser escritores de livros. Graças ao projeto Estrelas Literárias 2023, os estudantes participaram de uma tarde de autógrafos que marcou o lançamento da obra literária. O evento ocorreu na sexta-feira (17) e foi realizado no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

A iniciativa Estrelas Literárias faz parte do Painel Vivo, desenvolvido todos os anos pela unidade de ensino. A proposta está inserida entre as ações previstas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da EM Manoel Nascimento. Desta vez, os estudantes fizeram a confecção de cinco obras literárias, entre elas, “Diário de Experiências Criativas”, “A Minhoca Lilóca”, “ O Livro dos Sentimentos”, “Conhecendo o Meio Ambiente” e “Notícias: A Voz das Crianças”.

Em um primeiro momento, as estudantes trabalharam a criação das histórias. O processo teve participação direta dos professores que ficaram responsáveis em tornar os textos coerentes, mas sem perder a essência da mensagem que as crianças queriam transmitir.

Cumprida essa etapa, os alunos passaram à fase da confecção dos desenhos para ilustrar as obras literárias.

O desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula foi acompanhado pela assistente técnica pedagógica (ATP) da unidade, Juliane Ponsoni dos Santos Gonçalves. Segundo a docente, trata-se de um processo muito gratificante. “Quando se fala em escritor de livro pensa-se em um adulto. Mas como despertar o interesse nele se não for instigado já na educação infantil. Nosso objetivo foi de permitir que participassem e vivenciassem esse momento de forma prática”, destacou.

“Para concretizar esse projeto hoje temos a participação maciça das famílias em um evento realizado no período da tarde”, completou Juliane Ponsoni. “Essa presença, esse acompanhamento de perto por parte deles faz total diferença na vida das crianças. Isso demonstra que realmente valorizam e reconhecem a dedicação e esforço dos filhos que resultou na produção dos livros”

Voltar