PORTAL EDUCACIONAL
PORTAL EDUCACIONAL
Compartilhe:
Publicado em 29/11/2023 - por Daniel Elias, MTB: 59.233
Valorizar as ações promovidas em sala de aula e na creche. Esse foi o objetivo da Mostra da Educação Infantil, promovida pela E.M Roberto Francisco dos Santos, situada no Bairro Ribeirópolis. O evento, que ocorreu na sexta-feira (24), contou com a participação dos pais e responsáveis que puderam verificar de perto o trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do ano.
A Mostra foi dividida em duas partes. As turmas de sala de aula promoveram atividades com base nos livros distribuídos pelo programa Página a Página. Nos corredores, os visitantes podiam acompanhar a exposição dos trabalhos. Além disso, a escola preparou três salas onde os pais e responsáveis podiam vivenciar parte das iniciativas colocadas em prática, bem como, das obras literárias abordadas.
Em uma sala, os visitantes de deparavam com cenário que remetia à história do livro “O Tupi que Você Fala”. Na outra, a unidade de ensino preparou cantinhos de leitura onde pais e alunos podiam interagir com as obras literárias. Em um terceiro espaço, baseado no livro “Cores e Sabores”, os responsáveis participaram de uma oficina onde aprenderam a fazer iogurte de morango.
A professora Célia Helena Gomes Caseiro Paulino ficou responsável pela sala onde ocorreu a oficina de culinária. A atividade teve como objetivo permitir que os pais vivenciassem o aprendizado junto com os filhos. “O Página a Página é uma ótima ferramenta para trabalharmos o gênero leitura com os alunos. Acrescenta bastante no currículo a ser desenvolvido ao longo do ano”, destacou a docente.
Reconhecimento – Mas não foram apenas os alunos da sala de aula que tiveram os trabalhos expostos. No piso superior, as turmas de berçários e infantil I e II que ficam na creche também tiveram as suas iniciativas compartilhadas com os pais e responsáveis. Os estudantes contaram com apoio dos atendentes de educação e educadores de desenvolvimento infanto-juvenil (EDIJs) que propuseram as atividades.
A coordenação motora, o auxílio na iniciação do aprendizado de letras e números, o primeiro contato da criança com a educação infantil estiveram entre os trabalhos expostos pelas turmas da creche. “Buscamos abordar tudo que auxilie no desenvolvimento das crianças. Afinal de contas, um foco que temos na escola é servir como um preparo e um complemento para a sala de aula”, destacou a EDIJ, Renata Aparecida Santos Silva.
Para a educadora, é gratificante ver os pais e responsáveis visitar a exposição e acompanhar o trabalho desenvolvido com os alunos na creche. “Sensação de dever cumprido e realizado com sucesso. Desta forma, os pais percebem que a creche não serve apenas para cuidar das crianças enquanto eles trabalham. Há uma proposta de auxiliar ao aprendizado por meio de atividades lúdicas e que sejam prazerosas para os pequenos”