Compartilhe:

• Cerca de 2 mil docentes participam da 14ª edição da Jornada Pedagógica

Publicado em 09/02/2024 - por DANIEL ELIAS

Aperfeiçoar o conhecimento dos docentes e promover a troca de experiência entre eles. Com este objetivo, a Secretaria de Educação (Seduc) promove a 14ª edição da Jornada Pedagógica. Na próxima quinta e sexta-feira (15 e 16) pós feriado de carnaval, cerca de 2 mil professores e integrantes das equipes técnicas das 78 escolas da rede municipal de ensino de Praia Grande participam da iniciativa.

Organizada pela Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento, a Jornada Pedagógica contará com dois momentos. Nos dois dias, enquanto um grupo de professores assiste às palestras no Palácio das Artes (Bairro Boqueirão) ou no Auditório Jornalista Roberto Marinho (Mirim), outro participa das oficinas realizadas nas EMs Professor Fued Temer (Guilhermina) e Governador Orestes Quércia (Mirim).

Na quinta-feira (15), o Palácio das Artes recebe três palestras. A primeira, das 8h30 às 10 horas, será ministrada por Elisandra Pereira e terá o tema “A Influência da Construção Social Racista no Trabalho Docente: Refletir para Desconstruir”. Logo após, das 11 às 12h30, Claudio Morato aborda o assunto “Tenho um Aluno com Deficiência: E Agora?”. Para encerrar, das 15 às 16h30, Ari Brito conversa com os professores sobre “Os Avanços da Neurociência na Educação”.

O Auditório Roberto Marinho será palco do segundo dia de palestras. Para abrir os trabalhos, das 8h30 às 10 horas, os especialistas de tecnologias educacionais, Jucineia de Oliveira, Guilherme Marques e Paulo Henrique conversam com os professores sobre o tema “A Inteligência Artificial em Tudo e Todo Lugar”. Na sequência, das 11 às 12h30, Andrezza Andreotti e Ronaldo Christofoletti falam sobre “Escola Azul: Um Oceano de Educação e Transformação”. Para finalizar, das 15 às 16h30, Ari Brito faz a palestra “Os Avanços da Neurociência na Educação”.

Nos dois dias, ao mesmo tempo que ocorrem as palestras no Palácio das Artes e Auditório Roberto Marinho, os professores participam de oficinas. As capacitações serão ministradas por docentes que concorrem ao Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. Este ano, os bate-papos ocorrem nas EMs Governador Orestes Quércia e Professor Fued Temer. Ao final, os docentes votam dando pontos às apresentações. Os dez melhores se tornam vencedores do prêmio.

Jornada – Criada em 2011, a Jornada Pedagógica surgiu para substituir a Semana de Educação. O evento tem como objetivo oferecer aos docentes um momento de aperfeiçoamento profissional, assegurado em exemplos práticos e teóricos, promovendo assim a reflexão sobre a prática de ensino. Este ano, cerca de 2 mil professores e representantes das equipes técnicas das escolas municipais participam da atividade.

Endereços – O Palácio das Artes está localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, 1.600, no Boqueirão. O Auditório Jornalista Roberto Marinho fica na Rua José Borges Neto, 50, Mirim. A EM Governador Orestes Quércia localiza-se na Rua Primeiro de Janeiro, 1.221, Mirim. Enquanto a EM Professor Fued Temer encontra-se na Rua Leme, 27, no Guilhermina

Voltar