• Docentes que ministram oficinas destacam troca de experiências na Jornada Pedagógica

Publicado em 19/02/2024 - por DANIEL ELIAS

Ao mesmo tempo em que proporciona um momento de capacitação aos cerca de 2 mil professores das escolas municipais de Praia Grande, a Jornada Pedagógica traz consigo um ponto extra. A oportunidade de profissionais que atuam na mesma rede compartilharem a prática pedagógica que desenvolveram e deram sucesso ao longo do ano. Na sua 14ª edição, essas trocas ocorreram nos dois dias de eventos, quinta e sexta-feira (15 e 16), em duas unidades de ensino.

Na edição deste ano, as oficinas foram divididas por polos e segmentos de ensino. A EM Professor Fued Temer, no Bairro Guilhermina, recebeu 15 capacitações ministradas pelos docentes de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano). Na EM Governador Orestes Quércia, no Mirim, ficaram reunidas outras 14 trocas de experiências relativas ao Ensino Fundamental II (6º ao 9º), Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O professor Jeferson Nascimento da Silva foi um dos 29 docentes que ministraram as oficinas. O educador desenvolveu o projeto “Literação: A Leitura em Ação – Desdobramentos do Página a Página”, A prática pedagógica foi desenvolvida no segundo semestre de 2023, com alunos do 7º ano da EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, no Bairro Sítio do Campo.

Três turmas participaram da proposta pedagógica. Cada uma usou um dos livros distribuídos pelo programa Página a Página para os 7ºs anos para desenvolver um trabalho. Dentro das propostas, os alunos promoveram diferentes ações. Uma delas foi um labirinto formado com frases tiradas do livro O Pequeno Príncipe que levavam os participantes até a saída. Outra turma transformou a sala de aula em uma caverna onde as pessoas saíam após resolver um quizz de forma colaborativa entre elas.

Durante a oficina, Silva compartilhou com os demais docentes detalhes de como a proposta foi trabalhada, quais os desafios enfrentados e o resultado final alcançado por cada sala. Para o professor, a troca de experiências durante as oficinas permite um crescimento mútuo. “Foi interessante, pois além de compartilhar, também ouvimos dúvidas e sugestões dos participantes. A educação só cresce assim, com esses ciclos de feedbacks. O que contribui para a nossa autoformação”.

Universo Geek – Assim como Silva, o professor Rodrigo Dias Pouza também teve a experiência de apresentar sua proposta intitulada “Cultura Maker: Um Universo de Possibilidades”. A prática pedagógica foi desenvolvida pelo educador, em 2023, com alunos de 7 a 14 anos que participam das turmas de Complementação Educacional, na EM João Gonçalves, no Bairro Aviação.

Durante a oficina, Pouza apresentou de forma sucinta aos colegas de profissão o que foi o projeto realizado com os alunos em sala de aula. Na sequência, o educador propôs uma atividade prática onde os demais professores puderam vivenciar a prática pedagógica. Para isso, contou com ferramentas como os sites Tinkercard, Scratch e Scratch Junior. “Com auxílio de outro programa, o Make, eles puderam transformar uma massinha em um controlador”, destacou.

Para o professor, ministrar uma das oficinas durante a Jornada Pedagógica permite um crescimento profissional. “Já participei da edição anterior e concorro mais uma vez este ano. Esse momento de compartilhamento possibilita que a gente mensure até onde o projeto conseguiu chegar. Ao mesmo tempo, nos mostra, de repente, alguma coisa que a gente não atingiu quando surge um questionamento por parte do colega que acabou de ter contato com a prática pedagógica. Por isso, acredito ser um crescimento mútuo”.

Jornada – As 29 oficinas fazem parte do percurso a ser percorrido pelos docentes que concorrem ao Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. Ao final de cada apresentação, os docentes que assistiram às oficinas votaram dando pontos ao que acabaram de acompanhar. Os dez melhores se tornam vencedores e a premiação ocorre em evento a ser realizado no final do ano.

Criada em 2011, a Jornada Pedagógica surgiu para substituir a Semana de Educação. O evento tem como objetivo oferecer aos docentes um momento de aperfeiçoamento profissional, assegurado em exemplos práticos e teóricos, promovendo assim a reflexão sobre a prática de ensino. Este ano, cerca de 2 mil professores e representantes das equipes técnicas das escolas municipais participam da atividade