• Mais dois polos de Complementação Educacional são criados na Cidade

Publicado em 27/02/2024 - por Daniel Elias, MTB: 59.23

Para 2024, a Secretaria de Educação (Seduc) propôs algumas adaptações para as escolas de Complementação Educacional. Com o início do ano letivo, essas novidades, como a criação de mais dois polos de atendimento no contraturno escolar, passaram a vigorar. As mudanças visam a atender as necessidades dos alunos e familiares que utilizam o serviço. Este ano, cerca de 2,8 mil estudantes de 7 a 14 anos têm a oportunidade de participar de atividades no período oposto ao ensino regular.

Na volta as aulas, a Seduc ampliou o atendimento no contraturno escolar com a inserção de turmas de Complementação Educacional nas Escolas Municipais Vereador Felipe Avelino Moraes e Profª Maria de Lourdes dos Santos. As unidades estão situadas, respectivamente, nos bairros Caiçara e Esmeralda. Com isso, a pasta municipal passou de 11 para 13 prédios educacionais que atendem alunos no horário oposto ao ensino regular.

Responsável pela Coordenadoria de Esporte e Complementação Educacional, o diretor André Luís da Costa Marques destaca que a ampliação no número de polos faz parte das ações da Seduc. “Nosso intuito é sempre oferecer mais oportunidades aos nossos alunos, para que possam ficar no período estendido e permanecer mais tempo no contexto escolar. Os estudantes participam de atividades que somam e servem de suporte ao ensino oferecido em sala de aula”, destacou.

Além da implementação de novos polos, a Seduc adotou novas medidas para atender os alunos. Uma delas, foi a criação de três períodos em duas escolas de Complementação Educacional. Desta forma, a partir deste ano, as EMs Antônio Peres Ferreira e Profª. Maria Nilza da Silva Romão, ambas no Bairro Vila Sônia, passaram a contar com turmas no contraturno na parte da manhã, intermediário e tarde.

Outra novidade para 2024, foi o remanejamento de horário das turmas do contraturno escolar em algumas unidades de Complementação. Com isso, o aluno frequenta os dois segmentos de ensino na sequencia um do outro. “A cada ano estudamos novas possibilidades para melhor atender os estudantes e vamos implementando conforme a necessidade”, completou o diretor da Coordenadoria.

Contraturno – As escolas de Complementação Educacional funcionam com objetivo de dar um suporte às famílias atendendo os alunos no contraturno escolar. Os alunos frequentam as unidades durante 4 horas por dia. Algumas funcionam em prédio próprio e outras compartilhar espaços com as turmas de Ensino Fundamental. As ações nestes locais seguem com base em quatro pilares fixos. São eles: atividades artísticas, educação física, educação para valores e rotina de estudos.

Além das ações fixas, os alunos podem participar também de outras atividades. Para ofertar estas oportunidades aos estudantes, a Seduc conta com a parceria da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel). Por meio da pasta esportiva, são oferecidas as seguintes modalidades: surf, natação, vôlei de praia, futebol de campo, beachsoccer, ginástica artística e esportes náuticos.

Com as novas unidades atendendo também no contraturno, a Secretaria de Educação passa a contar com 13 unidades que atendem turmas de Complementação Educacional. São elas: EM Vereador Felipe Avelino de Moraes, EM Profª. Maria de Lourdes Santos, EM Cidade da Criança, EM Dorivaldo Francisco Loria, EM 19 de Janeiro, EM Fausto dos Santos Amaral, EM Antônio Peres Ferreira, EM Eduardo Gonsalves do Barreiro, EM Sonia Marise Domigues, EM Hilda de Carvalho Guedes, EM João Gonçalves, EM Natale de Lucca e EM Carlos Eduardo Conte Castro