• Seduc detalha projetos pedagógicos em reunião com ATPs

Publicado em 01/03/2024 - por Daniel Elias

Nos primeiros dias do ano letivo, a Secretaria de Educação (Seduc) definiu diretrizes de alguns projetos pedagógicos a serem desenvolvidos nos próximos meses nas escolas municipais. Com objetivo de detalhar tais ações, a Coordenadoria de Ensino Fundamental promoveu reunião com os assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) para compartilhar tais tópicos. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (29), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

Um dos tópicos abordados foi o programa Fluência Leitora. Iniciativa idealizada pela Associação Bem Comum, por meio do Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), a ação visa a garantir a aprendizagem de forma consistente nos anos iniciais. Praia Grande aderiu à ação em 2023 e, pelo segundo ano consecutivo, se prepara para colocar em prática a proposta pedagógica.

No Município, o programa é realizado com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A ação consiste em avaliar a capacidade de leitura dos estudantes matriculados nestas turmas. Para isso, são avaliados em dois momentos do ano onde são analisadas a capacidade de ler textos de forma expressiva e sem grandes obstáculos, com atenção adequada à entonação, à ênfase e ao ritmo.

Outro ponto destacado na reunião foi o programa Página a Página. A Secretaria de Educação estuda uma remodelação na iniciativa que promove o incentivo à leitura. Na reunião, a Coordenadoria de Ensino Fundamental explicou aos ATPs qual seria a proposta para ser colocada em prática em 2024. Durante o encontro, o grupo conversou também sobre as salas de projetos existentes nas escolas municipais.

Além de apresentar os destaques relativos aos projetos pedagógicos, a reunião teve um ponto a mais. Os assistentes técnicos pedagógicos tiveram um momento de conversa com os psicólogos educacionais. Durante o bate-papo, os profissionais trabalharam com os ATPs questões como habilidades interpessoais na rotina escolar, engajamento e entusiasmo na participação em propostas na unidade de ensino, bem como, planejamento e execução das tarefas.