• Seduc reforça ações nas escolas municipais em combate ao bullying

Publicado em 20/05/2024 - por DANIEL ELIAS

Atividades diversas em sala de aula, roda de conversa entre os alunos e os psicólogos, círculos restaurativos voltados para os pais. Essas são algumas das ações da Secretaria de Educação (Seduc) voltadas para reforçar os cuidados no combate ao bulliyng. As iniciativas visam a conscientizar estudantes, pais e responsáveis para evitar que tal prática ocorra dentro ou fora dos ambientes das 78 unidades da rede municipal de ensino.

Atualmente, a Secretaria de Educação conta com o trabalho de três psicólogos educacionais. Adriana Benia, Cleyton Mendes e Stefani Oliveira percorrem as escolas conversando com alunos, servidores, pais e responsáveis. Nas rodas de conversas com os estudantes, os profissionais incentivam a empatia, a realização de ações para promover a inclusão e fornecem ferramentas para lidar com conflitos de forma saudável.

Em cada encontro, os psicólogos explicam o que é o bullying, que se trata de uma violência intencional, recorrente e que ocorre de diferentes formas (moral, físico, material, psicológico, cyberbullying, etc). Os profissionais abordam quais as possíveis consequências tanto para a vítima quanto para o agressor, ressaltando a importância do respeito mútuo e da promoção da tolerância, construindo assim um futuro saudável.

Nos primeiros dias do mês de maio, as EMs Governador Mário Covas (Bairro Nova Mirim) e EM Cidade da Criança (Cidade da Criança) receberam a visita dos psicólogos. Nesta sexta-feira (17), às 13 horas, será a vez de conversarem com estudantes do 6º ano da EM Ary Cabral (Quietude). Em junho, além de atenderem outras turmas da EM Ary Cabral, também conscientizarão os jovens da EM João Gonçalves (Aviação).

Empatia – Enquanto os psicólogos conscientizam os alunos, os pedagogos comunitários começaram a cuidar de quem cuida. Neste sentido, os profissionais passaram a fazer os Círculos Restaurativos com os pais e responsáveis dos estudantes. A primeira unidade a receber esse atendimento foi a EM Mário Covas (Bairro Nova Mirim), onde os docentes trabalharam com a temática “O Mundo Que Queremos Deixar Para os Nossos Filhos”.

Em toda a dinâmica, o intuito foi de ouvir os anseios dos participantes e passar a mensagem que a unidade de ensino queria transmitir. Os pedagogos comunitários faziam a intermediação junto com os participantes. Para começar, pais ou responsáveis pegavam no centro do Círculo a imagem de um emoji ou uma palavra que descrevesse ou representasse uma qualidade do aluno e na sequência se apresentava.

Em seguida, as docentes colocaram o clipe da música “Era Uma Vez”, da cantora Kell Smith. A canção serviu como gancho para os pedagogos levarem os responsáveis à reflexão de como foi a infância deles, quais pontos positivos e negativos, e traçar um paralelo com a vida que oportunizam para os filhos. O objetivo foi de fazer um resgate, para que avaliasse qual a contribuição que essa educação que receberam pode ser benéfica aos alunos.

Rotina – Além das atuações dos psicólogos e pedagogos comunitários, as unidades de ensino promovem diferentes ações no dia a dia das aulas para reforçar a conscientização dos alunos. Na EM João Gonçalves (Bairro Aviação), os estudantes após trabalharem sobre a temática em sala de aula, os jovens realizaram uma ação para lá de diferente. Colocaram no pátio da unidade uma barraca onde os colegas podem receber um abraço.

A EM Domingos Soares de Oliveira (Bairro Ribeirópolis) fez um dia de paralisação. Na terça-feira (14), todas as salas de aulas, dos três períodos atendidos pela unidade, deixaram o conteúdo pedagógico de lado para debater sobre as consequências que a prática do bullying pode acarretar. Em cada disciplina, os professores abordaram o assunto relacionando com os acontecimentos vividos em sala de aula.

Para tornar os alunos protagonistas das ações, a EM Lions Clube (Bairro Ocian) apostou na realização de assembleias com os jovens sobre o tema. Na reunião de pais, a unidade trabalhou a conscientização de pais e responsáveis sobre ciberbullying orientando que fiquem atentos. A escola conta ainda com o projeto Desconecta que promove iniciativas que incentivem a melhora das relações interpessoais.