• Alunos de escola municipal de PG enviam mensagem de carinho para crianças do RS

Publicado em 22/05/2024 - por DANIEL ELIAS

A solidariedade não está apenas na doação de roupas e alimentos. Estender às mãos ao próximo pode ser também por meio de palavras. Ou melhor, cartas! Sensibilizados com a situação das famílias do Rio Grande do Sul, alunos da EM Profª. Esmeralda dos Santos Novaes (Bairro Quietude) resolveram mandar mensagens de esperança para crianças afetadas pela tragédia por meio deste gênero textual. A iniciativa ocorreu nesta segunda-feira (20).

A ação desenvolvida pela unidade recebeu o nome de Cartas de Esperança. A proposta envolveu cerca de 150 alunos das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. Os pequenos confeccionaram as cartas com auxílio das professoras, com objetivo de trabalhar o gênero textual dando um significado além do aprendizado. Em cada envelope, os estudantes enviaram mensagens de que dias melhores virão.

De acordo com a assistente técnica pedagógica (ATP) da unidade, Caroline da Silva Neves Tarcha, a iniciativa surgiu da inquietação dos alunos com a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul. “Eles comentavam com as professoras que gostariam de fazer algo além do envio de donativos, pois alguns já tinham levado doações aos postos de coleta da Prefeitura. Foi quando surgiu a ideia das cartas”.

Todo o material produzido ficou sob responsabilidade da ATP que será a guardiã das cartas. Nos envelopes, a representatividade de arco-íris após a tempestade e de crianças brincando remetiam a mensagem de que dias melhores estão por vir. “Fiquei incumbida de entregar os envelopes em um dos postos de arrecadação na Cidade. Mandarei uma explicação junto para que possam entender a proposta. E, desta forma, levar um pouco do olhar solidário dos alunos. É um ato tão simples, mas com significado enorme”, afirmou.