PORTAL EDUCACIONAL

PORTAL EDUCACIONAL

Compartilhe:

• Elefante Letrado: PG passa a contar com plataforma de incentivo à leitura

Publicado em 03/07/2024 - por DANIEL ELIAS

Atrelar leitura e tecnologia para o desenvolvimento dos alunos. O programa Elefante Letrado, lançado nesta terça-feira (2), pela Secretaria de Educação (Seduc) tem justamente esse objetivo. A iniciativa, realizada em parceria entre Município e Governo do Estado, foi apresentada em solenidade que ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, e contou com a presença de professores e integrantes das equipes técnicas das escolas que serão beneficiadas.

A solenidade contou com a participação da secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, e da dirigente da Diretoria Regional de Ensino de São Vicente, Joelma Aparecida Alves da Silva. Marcaram presença, além dos professores e equipes técnicas das escolas municipais, integrantes da Seduc de Praia Grande. As secretarias de Educação de Santos e Itanhaém também enviaram representantes para acompanhar o lançamento do programa Elefante Letrado em solo praia-grandense.

O evento ficou marcado pela apresentação do programa Elefante Letrado aos presentes. A professora especialista em currículo, Marica Cristina Reche Fornaziero, ficou responsável em compartilhar detalhes da plataforma que ficará disponível para os docentes da rede municipal de ensino. Em Praia Grande, a iniciativa atenderá quase 23 mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e servirá como ferramenta para cerca de 1 mil professores.

A plataforma tem a característica de ser intuitiva e de fácil navegabilidade para alunos e professores. Ao acessar, os estudantes terão à disposição uma biblioteca virtual com mais de 500 livros de diferentes gêneros textuais. Conforme a criança faz a leitura de uma obra literária, o sistema grava esse processo e, com base neste áudio, avalia o nível de proficiência dela. A partir de então, passa a indicar novos livros de acordo com o grau de leitura e entendimento.

Para atrair a atenção dos alunos, os livros são interativos. A cada página que se abre os personagens e elementos cênicos da história se movimentam. Outro destaque está na possibilidade de interação entre os estudantes e o professor. Ao gravar o áudio da leitura por exemplo, o material fica disponível para o docente ouvir e acompanhar a capacidade da criança de leitura. O profissional pode inclusive enviar uma mensagem de orientação ou de parabéns pela plataforma.

Primeiras impressões – Atuante na rede municipal de ensino de Praia Grande há 25 anos, a professora Aline Farinelli Vasques, leciona atualmente na EM Vereador Valter Salerno, no Bairro Ocian. Para a docente, a Secretaria de Educação acertou em cheio ao aderir ao programa Elefante Letrado. Para a profissional, a novidade agregará bastante às propostas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula em prol do incentivo à leitura.

“O projeto será a oportunidade de, mais uma vez, trazer a tecnologia para dentro da sala de aula. Inserindo o aprendizado para o âmbito do aluno”, pontuou Aline Farinelli. “Enquanto o programa era apresentado, eu já fiquei imaginando diversas coisas que serão possíveis realizar com o Elefante Letrado. Pensando na gamificação do processo, inclusive, comentando com as colegas sobre iniciativas que podemos adotar em sala de aula. Montei uma lista na cabeça de coisas que colocarei em prática com essa plataforma”.

Para a professora Érica Ramos Duarte, da EM Antônio Rubens da Costa Lara, no Bairro Esmeralda, o programa Elefante Letrado será um avanço para trabalhar a fluência leitora dos alunos dentro e fora da sala de aula. “Estou extremamente encantada com o que foi apresentado e ansiosa para os próximos passos. Temos na unidade um espaço de leitura fantástico, mas acredito que o contato que a criança tem com o tecnológico junto com o pedagógico será fantástico”, enalteceu.

“Estou muito empolgada com essa oportunidade. Um dos pontos que chamou minha atenção diz respeito ao retorno que a plataforma trará para as crianças”, enfatizou Érica Ramos. “A possibilidade de pontuação que acaba por estimulá-los e cria uma certa disputa. Ou seja, envolver a leitura, com os pontos com os acertos do Quizz, até mesmo o álbum de figurinhas, desperta nas crianças o interesse e a curiosidade de alcançar o próximo nível, tornando-se um atrativo a mais”.

Colaboração – O Elefante Letrado faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, que consiste em uma série de ações promovidas pela Secretaria Estadual de Educação que objetiva atingir a alfabetização de crianças aos sete anos de idade até 2026 em todo o estado. Ao aderir à iniciativa de incentivo à leitura, Praia Grande está entre as 365 cidades de São Paulo, que visam promover estratégias para aprimorar processo de fluência leitora dos estudantes.

Essa é a terceira iniciativa oferecida pelo Governo do Estado que Praia Grande adere na área da Educação. Desde o ano passado, o Município promove as ações alusivas ao programa Fluência Leitora que também mensura o nível de letramento dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Mais recente, outra ação abraçada pela Seduc praia-grandense foi a capacitação continuada voltada para professores.

“O programa Elefante Letrado vem para dar continuidade ao Página a Página, realizado em 2022 e 23 e dar um suporte ao ‘PG Lê! E você?’ colocado em prática este ano”, destacou a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia. “Trata-se de um pedido da nossa prefeita Raquel Chini em oferecermos uma iniciativa de incentivo à leitura por meio digital. Fomos atrás e, por meio dessa parceria com Governo do Estado, hoje lançamos essa plataforma totalmente gratuita que reforça as políticas públicas em nosso Município na área da Educação”

Voltar