• Praia Grande se consolida como referência na área da Educação

Publicado em 08/10/2024 - por DANIEL ELIAS

Mais uma vez, alunos e professores demonstraram de forma prática a qualidade da educação oferecida na rede municipal de ensino. Praia Grande se consolida entre as melhores cidades da Baixada Santista, de acordo com o resultado do IDEB 2023 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O Município alcançou a nota de 6,1 nos Anos Iniciais e 5,3 nos Anos Finais.

O desempenho positivo é resultado de uma somatória de ações promovidas ao longo dos últimos anos. As iniciativas adotadas pela Secretaria de Educação (Seduc) tiveram o cuidado e a preocupação quanto ao retorno dos alunos do período pandêmico buscando diminuir a defasagem. Além de colocar o conteúdo pedagógico em dia, a pasta municipal desenvolveu diferentes ações com o objetivo da ressocialização dos estudantes no ambiente escolar.

Entre as iniciativas adotadas estiveram a implantação do Plano Trienal de Recuperação da Aprendizagem, com a flexibilização do currículo adequando as necessidades dos educandos ao longo dos últimos três anos. Implementação de reforço escolar e projetos de leitura estiveram entre as iniciativas adotadas pela Secretaria de Educação, assim como, a Ponte do Saber, que propôs a recuperação de conteúdo pedagógico.

A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, enalteceu o resultado alcançado pelos alunos e professores nesta edição do IDEB. "As notas reforçam que a Cidade conseguiu superar as dificuldades impostas pela pandemia. Principalmente, se avaliarmos o desempenho dos estudantes dos anos iniciais, que se manteve com a mesma nota da edição anterior. Podemos observar ainda, que Praia Grande se manteve entre as cidades com as melhores notas nas duas categorias (anos iniciais e finais)", enfatizou.

"Isso demonstra que todo o esforço e as estratégias adotadas no pós-pandemia, como o investimento em projetos de leitura e novas ferramentas tecnológicas, contribuíram para que alcançássemos nossos objetivos", continuou Cida Cubilia. "Assim como a inserção do Plano Trienal de Recuperação de Aprendizagem iniciado em 2022, que flexibilizou o currículo permitindo ao professor adotar as medidas necessárias para garantir que os estudantes aprendessem de forma mais eficaz"