PORTAL EDUCACIONAL
PORTAL EDUCACIONAL
Compartilhe:
Publicado em 26/11/2024 - por DANIEL ELIAS
A EM Dorivaldo Francisco Loria, situada no Bairro Sítio do Campo, deu exemplo de cidadania e solidariedade. Ao longo do ano, a unidade de ensino promoveu uma série de ações e mobilizou alunos, pais ou responsáveis, professores e funcionários com intuito de juntar lacres de latinhas e tampas de garrafas pet. O sucesso foi tanto que, nesta terça-feira (26), a escola fez a doação de 864 quilos dos materiais ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande.
A solenidade que marcou a doação dos itens arrecadados ocorreu na própria unidade de ensino. A secretária de Assistência Social, Gisele Domingues, compareceu ao evento representando a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca. Na ocasião, a Secretaria de Educação (Seduc) foi representada pela subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira.
Os lacres e tampinhas foram coletados por meio do projeto Eco Escola desenvolvido com as turmas do BI ao 2º ano do Ensino Fundamental ao longo de 2024. Para mobilizar a comunidade escolar, a unidade de ensino aproveitou datas comemorativas como os dias do Meio Ambiente e da Árvore, celebrados em 5 de junho e 21 de setembro, respectivamente. A conscientização no entorno da EM Dorivaldo Loria, com os alunos levando mensagens aos moradores do bairro também fez parte das ações.
Outro ponto de destaque foi o mutirão de limpeza que ocorreu no entorno da escola. “Foi quando percebemos que os pequenos estavam se desenvolvendo e que tinha despertado neles o censo de responsabilidade. Neste dia, os alunos entenderam de forma prática que todo mundo pode fazer a sua parte para preservar a natureza. E tudo começa com simples ações como não descartar o lixo na rua ou em qualquer lugar”, recordou a assistente técnico pedagógico da unidade, Daniela Freire.
A pedagoga comunitária, Simone Mota Pera, destacou também as ações que foram realizadas com a presença dos pais ou responsáveis. “Na Semana da Família, fizemos oficinas sobre alimentação saudável com as nutricionistas da Seduc. Tivemos ainda a participação da funcionária que trabalha na cozinha da nossa escola que ensinou sobre o reaproveitamento alimentar. Em cada atividade mostramos que o cuidado com o meio ambiente acontece de diferentes formas”.
Surpresa com o zelo e cuidado da EM Dorivaldo Loria em toda a organização da campanha de arrecadação, a secretária de Assistência Social, Gisele Domingues, enfatizou a importância de ações como essa. “Todos os envolvidos neste movimento estão de parabéns. Chego a ficar emocionada, pois percebo o sentido e significado que cada um dá ao trabalho que realiza com os alunos e suas famílias. Ainda mais porque todo esse material será revertido em cadeiras de rodas e beneficiarão ao próximo”.
Campanha – Desde 2019, o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande realiza a campanha de arrecadação de lacres de latinhas de alumínio e tampinhas de garrafas pet, com o objetivo de utilizar o material para aquisição de cadeiras de rodas para a população carente. Qualquer pessoa pode participar.
Quem quiser ajudar pode doar qualquer quantidade dos produtos nas unidades sociais instaladas pelo Município (PIC, Cafe e Conviver) ou na sede do Fundo Social, na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001