PORTAL EDUCACIONAL

PORTAL EDUCACIONAL

Compartilhe:

• Seduc acolhe equipes técnicas das escolas municipais para início do ano letivo

Publicado em 31/01/2025 - por DANIEL ELIAS

A Secretaria de Educação (Seduc) se prepara para a volta às aulas. No dia 5 de fevereiro (quarta-feira), a pasta municipal dará início ao no letivo de 2025 com o retorno de cerca de 56 mil alunos. Como parte do processo de organização, a Seduc promoveu nesta segunda-feira (27), a reunião de acolhimento para recepcionar equipes gestoras das 78 escolas municipais. O encontro ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

Participaram da reunião os diretores, supervisores, assistentes de direção, pedagogos comunitários e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs). Essa foi a primeira reunião da nova gestão da Secretaria de Educação com as equipes técnicas das escolas municipais. A reunião teve como objetivo principal recepcionar os profissionais de forma descontraída e passar as primeiras orientações para essa retomada das aulas.

A secretária de Educação, Patrícia Almeida, começou a reunião apresentando os integrantes que compõem os diferentes setores do prédio administrativo. A partir de 2025, a pasta municipal passa a contar com quatro subsecretarias. Além das já existentes de Administração e de Gestão Pedagógica, a Seduc passa a contar com as de Planejamento de Expansão da Rede Escolar e de Esportes e Complementação Educacional.

Durante a conversa, a titular da pasta municipal também passou as primeiras orientações para as equipes técnicas das escolas municipais, tendo como objetivo prepará-las para o início do ano letivo. Uma das diretrizes transmitidas foi para que todas as unidades de ensino organizassem programação especial de acolhimento para recepcionar os alunos, sempre levando em consideração o perfil do segmento de ensino que atendem.

Outro ponto abordado diz respeito à nova Lei Federal n°. 15.100/2025, que versa sobre a proibição do uso de celulares nas escolas de todo o País. Praia Grande atenderá ao que determina a legislação, orientando pais, alunos, professores e funcionários. A partir do primeiro dia letivo, não será permitida a entrada dos aparelhos nas unidades de ensino. Patrícia Almeida também comentou sobre como ficará a organização das equipes técnicas a partir deste ano.

A secretária de Educação comentou que conversou com o prefeito Alberto Mourão sobre realização da reunião de acolhimento da equipe técnica das escolas municipais. “Aproveito para repassar a mensagem dele de boas-vindas a todos vocês. E reforço agradecendo a cada um que continua à frente das escolas municipais da nossa Cidade. Quem está aqui sabe que pode fazer a diferença na sociedade por meio da Educação”, enfatizou.

Emocional – A reunião contou com outros dois momentos especiais para as equipes técnicas das escolas municipais. O musicista Davi Viola fez uma participação abrindo o encontro de acolhimento. O jovem que já foi aluno da rede municipal de ensino encantou o público ao cantar canções como Anunciação e Morena Tropicana, de Alceu Valença; Um Certo Alguém, de Lulu Santos; e Só Hoje, da banda Jota Quest.

Os presentes foram agraciados ainda com uma palestra ministrada pelo neurocientista, Ari Brito. Durante o bate-papo, ele buscou despertar nos integrantes das equipes técnicas das escolas municipais qual o propósito de cada um como educador para este novo ano letivo que se inicia. “A qualidade de vida, o futuro socioeconômico da Cidade passa diretamente pelas mãos de vocês. É a educação que garante traços da demografia que faz a diferença na evolução da sociedade. E os educadores têm papel fundamental neste processo”, afirmou o palestrante

Voltar