PORTAL EDUCACIONAL
PORTAL EDUCACIONAL
Compartilhe:
Publicado em 04/02/2025 - por DANIEL ELIAS
Faltam apenas dois dias para o início do ano letivo. Aos poucos, as escolas municipais começam a ganhar cada vez mais vida com o retorno da rotina educacional. Aos poucos os protagonistas voltam a ocupar as suas posições. Nesta segunda-feira (3), foi a vez dos cerca de 2 mil professores que atuam na rede municipal retornarem às atividades nas 78 escolas de Praia Grande. As unidades de ensino promoveram uma programação diferenciada para recepcionar estes profissionais.
Os professores retornaram às escolas de acordo com o período que lecionam. Uma vez na unidade foram recepcionados por diretores, assistentes de direção, pedagogos comunitários e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs). Cada equipe técnica ficou responsável em promover uma ação diferenciada para acolher os docentes. Foi o que fez a EM Maria dos Remédios Carmona Milan, no Bairro Melvi.
Na unidade, a assistente técnico pedagógico (ATP), Caroline da Silva Neves Tarcha, foi uma das responsáveis em acolher os professores. Em um primeiro momento, a equipe técnica da escola preparou um coffee break de boas-vindas aos docentes. Na sequência, os profissionais foram convidados a participarem de duas dinâmicas com a finalidade de fortalecer os vínculos.
As primeiras orientações também fizeram parte da reunião de acolhimento. A equipe técnica da unidade passou as diretrizes encaminhadas pela Secretaria de Educação para as escolas municipais. Um dos assuntos abordados foi a necessidade de antecipar a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). Até ano passado, o PPP era preparado apenas no segundo semestre. A partir de 2025, o documento será realizado já no início das aulas com a finalidade de envolver toda a comunidade escolar.
Outro assunto abordado com os professores foi sobre a nova Lei Federal nº. 15.100/2025, que versa sobre a proibição do uso de celulares por parte dos alunos dentro das escolas públicas e privadas em todo o País. Em Praia Grande, as unidades de ensino seguirão o que determina a legislação a partir do primeiro dia de aula. Os docentes receberam a orientação sobre a não utilização dos aparelhos, que causa o afastamento social e prejudica o aprendizado.
A proibição do uso de celulares vem ao encontro de nova iniciativa que será adotada pela Seduc a partir deste ano seguindo determinação do prefeito, Alberto Mourão. No dia da posse, o chefe do Executivo entregou para a secretária de Educação, Patrícia Almeida, Ordens de Serviços (OSs) que balizarão as ações da pasta municipal durante a gestão. Uma delas versa sobre a adoção de iniciativas voltadas para o combate ao bullying e ciberbullying nas escolas municipais