PORTAL EDUCACIONAL
PORTAL EDUCACIONAL
Compartilhe:
Publicado em 08/04/2025 - por RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 |
Dando prosseguimento às ações integradas entre Saúde e Educação para aprimorar o atendimento das crianças de Praia Grande, técnicos da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município se reuniram nesta quinta-feira (20) com os pedagogos comunitários da Secretaria de Educação (Seduc). O encontro buscou entender as demandas dos profissionais das escolas e padronizar procedimentos de encaminhamento para as unidades de saúde, visando uma assistência mais qualificada aos alunos que apresentarem alguma dificuldade de aprendizado.
A reunião é um desdobramento do encontro ocorrido em fevereiro entre os secretários das duas pastas, visando a implantação de iniciativas para identificar dificuldades de fala, audição e visão nos estudantes. A medida faz parte de uma das Ordens de Serviço (OSs) prefeito Alberto Mourão que trata especificamente sobre essa temática.
A primeira ação a ser desenvolvida dentro dessa parceria é o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde, que deverá ser iniciado em 10 escolas no mês de abril. Outras ações estão previstas para as demais unidades ao longo do ano. Também está sendo estudada a retomada do programa De Olho no Futuro, que foi realizado nos anos de 2018 e 2019 e atendeu mais de 12 mil estudantes com idade de 4 a 7 anos.
“Procuramos começar a construção de um trabalho mais integrado, criando parcerias entre as unidades de saúde e escolares. Nos propusemos a entender quais são as dificuldades que os pedagogos comunitários possuem no encaminhamento de pacientes e alinhar ações em conjunto, caso do Programa Saúde na Escola. Além disso, tratamos de aprimorar o atendimento dos pacientes com transtorno do espectro autista e com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade”, explica a enfermeira Vanessa Naomi Oshiro, responsável pela Saúde da Criança da Sesap.
Para a chefe da Ação Comunitária da Seduc, Tulla Cesar de Souza, essa aproximação é fundamental para garantir um atendimento mais qualificado das demandas identificadas nas escolas. “Os pedagogos comunitários trabalham diretamente com as famílias e com as crianças dentro da unidade escolar. E ali eles identificam os problemas, como, por exemplo, porque a criança não se expressa ou não escreve corretamente, se ela possui um problema de visão, de audição, de fala. Agora, com essa parceria da pedagogia comunitária com a Sesap vai facilitar os diagnósticos para os profissionais da saúde e agilizar os atendimentos dos pacientes”