PORTAL EDUCACIONAL

PORTAL EDUCACIONAL

Compartilhe:

• Tecnologias entram de vez nas salas de aulas em Praia Grande

Publicado em 02/09/2022 - por Daniel Elias, MTB: 59.233

Sinal de internet wi-fi em todas as salas de aula, chromebooks para professores, equipes técnicas e para os alunos usarem nas escolas de Ensino Fundamental, início da instalação de catracas com reconhecimento facial para implementar o diário digital. Essas são algumas das novidades divulgadas em evento realizado nesta segunda-feira (21), na EM Albert Einstein, no Bairro Samambaia. A solenidade marcou o lançamento da nova era digital dentro do programa Educação do Futuro.

Além dos itens citados acima, a parceria com a Google For Education disponibilizando os principais aplicativos da empresa e a modernização das lousas digitais e computadores são as demais novidades que completam o pacote tecnológico. Todo esse aparato foi entregue pela prefeita, Raquel Chini, a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, e demais autoridades que compareceram ao evento.

Existente na rede municipal de ensino desde 2010, o programa passa por constante atualização e ganha novas ferramentas. Tais ações têm como objetivo difundir o uso produtivo de recursos tecnológicos, oportunizando o uso de novas ferramentas como suporte aos docentes. Desta forma, a pasta municipal aposta na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem dos alunos.

Para a secretária de Educação, Cida Cubilia, o lançamento da nova era digital dentro do programa Educação do Futuro será um marco para a rede municipal de ensino de Praia Grande. “São ferramentas que elevarão a qualidade no sistema de ensino em nossa Cidade. Mas isso só foi possível graças ao trabalho de parceria entre as secretarias de Administração e Planejamento. Fico feliz em fazer parte de uma Administração que não mede esforços, quando o assunto é educação”, enfatizou.

A prefeita, Raquel Chini, reforçou o discurso quanto a preocupação e empenho da Prefeitura de Praia Grande em oferecer o que há de melhor para os alunos da rede municipal. Ela aproveitou para destacar que esse movimento não é de hoje. “Trata-se de uma ação desenvolvida pela Administração ao longo dos últimos 30 anos. Quando o então prefeito Alberto Mourão projetou e executou cada passo dado em prol do ensino. Sempre com planejamento”, afirmou.

“Hoje colhemos os frutos que foram semeados nesta trajetória. Não apenas na área da educação quanto em outras”, pontuou a chefe do Executivo. “Prova disso, são os mais de 330 quilômetros de fibras óticas que interligam as informações pelos quatro cantos da Cidade. Foi esse sistema que permitiu, entre outras coisas, a instalação das câmeras de monitoramento, por exemplo, além da implementação da rede wi-fi nas escolas”, recordou.

Fibra ótica – Desde 2002, Praia Grande conta com a Infovia, uma rede de fibra ótica responsável em garantir o tráfego de informações como sons, imagens textos e sistemas, revolucionando diversos serviços públicos na Cidade. Além de facilitar o trabalho administrativo da Prefeitura, com o sistema o Município tornou-se referência em tecnologia voltada a diferentes áreas, entre elas, segurança pública e educação.

Atualmente são 330 km de cabos de fibra ótica em instalações aéreas (junto com fiações de energia) e subterrâneas (através de tubulações no subsolo), abrangendo 80% da Cidade. Recentemente, a empresa mundial Google escolheu Praia Grande para receber o maior cabo submarino do mundo. A partir do equipamento que passará pelo Município será possível interligar ao mesmo tempo o Brasil, Uruguai e Argentina aos Estados Unidos, aumentando a velocidade de conexão de internet entre a América do Norte e a do Sul.

Educação do Futuro – Em Praia Grande, lousas digitais em todas as salas de aulas já são realidade, além de tablets e laboratórios de informática para as escolas de Ensino Fundamental e mesas interativas para a Educação Infantil. Entretanto, estes equipamentos ganharão o reforço de novas ferramentas que prometem incrementar o sistema municipal de ensino. Um dos principais destaques diz respeito ao Projeto Conectividade Escolar que consiste na instalação do sistema wi-fi, ligando todas as unidades à internet.

A EM Governador Orestes Quércia, no Bairro Mirim, foi a primeira a receber a nova ferramenta educacional. A Secretaria de Educação lançou em maio deste ano o projeto piloto para, assim, estudar a viabilidade de implantar a tecnologia em toda a rede. Com o resultado positivo, a pasta municipal executou os trâmites para a aquisição do sistema utilizado e começou a instalação. Atualmente, todas as 77 escolas já contam com wi-fi para o início do ano letivo em 2022.

Capacitação - Com o wi-fi, tablets, lousas digitais e a recém ferramenta adquirida pela pasta municipal estarão conectados à internet. A Seduc investiu na adoção do Google For Education, um dos principais mecanismos usados por escolas e professores durante as aulas remotas para interagir com alunos. Junto, a Secretaria de Educação foi atrás de aparelhos portáteis e fez a aquisição de Chromebooks, Modem USB e Chip de Dados 4G visando elevar ainda mais a excelência do ensino aplicado.

Tratam-se dos projetos Sistema Móvel de Acesso aos Recursos e Google Workspace for Education. Ao todo, a pasta municipal fez a aquisição de 4.460 Chromebooks. Destes, 2.660 serão distribuídos em 38 escolas que atendam Ensino Fundamental, ficando 70 aparelhos por unidade. Professores e integrantes das equipes técnicas das escolas municipais receberão os demais 1.800 equipamentos. Junto, os educadores ganharão ainda um Modem USB e um Chip de Dados.

E visando proporcionar cada vez mais educação de qualidade para os alunos da rede municipal, o Município firmou uma importante parceria com o Google for Education, conjunto de soluções colaborativas online com o objetivo de ajudar alunos e professores a promoverem um ensino mais dinâmico e completo. Com a parceria, diversos aplicativos do Google são oferecidos como apoio para as aulas, como o Google Classroom (Sala de Aula), Formulários, Agenda, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, entre outros. Dessa forma, os usuários têm em mãos mais recursos para gestão, comunicação e organização das aulas, beneficiando tanto os professores como os próprios alunos.

Instantâneo – Além de receber as novidades tecnológicas, a Secretaria de Educação fará o lançamento de outras ações como o Projeto Frequência Online. A ação consiste no registro da presença diária do aluno na escola por meio de sistema informatizado, e acompanhado digitalmente pela Secretaria de Educação.

O novo equipamento será instalado nas escolas de Ensino Fundamental. Assim que a criança entrar na escola, ao passar pelas catracas, já fica registrada a sua participação na aula. A informação aparece de imediato ao diário digital à disposição do docente que precisará apenas conferir se de fato o estudante compareceu.

Para somar a essa nova realidade, a Seduc colocará em prática ainda o projeto Click-Educação. Com isso, a pasta municipal promoverá a modernização estrutural e técnica de todos os laboratórios de informática e salas de aula das Escolas Municipais de Ensino Fundamental

Voltar