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• Alunos do 9º ano participam de passeio ciclístico e visitam aldeia indígena Tekoa Mirim

Publicado em 03/06/2025 - por DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 28/05/2025

Somado a isso, estudantes ainda aprenderam sobre segurança no trânsito

Aprender sobre leis de trânsito, conhecer detalhes de uma outra cultura e, de quebra, ainda fazer atividade física. Pode parecer impossível unir as três questões, mas os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da EM Domingos Soares de Oliveira, no Bairro Melvi, viveram essa experiência. Nesta terça-feira (27), os estudantes participaram do projeto multidisciplinar: Aventura Ciclística e Descoberta Ambiental ,na Aldeia Indígena Tekoa Mirim.

O projeto foi comandado pelo professor de educação física Milton Gonçalves de Oliveira. A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência enriquecedora, integrando atividade física, educação ambiental e aprendizado prático. Durante o passeio, os alunos puderam explorar conceitos de ciências, geografia e educação física. Outro ponto relevante foi o desenvolvimento de uma consciência sobre a importância da preservação da natureza e a segurança no trânsito.

Para começar a atividade, os alunos participaram de uma palestra realizada pela Secretaria de Trânsito (Setran). Os agentes conversaram com os alunos antes do passeio ciclístico, quando fizeram uma palestra com o tema Trânsito Seguro com noções sobre o Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Durante o bate-papo, os profissionais também abordaram a Lei Municipal n°. 1.970 de 2019, que regulamenta a circulação de bicicletas no Município, direitos e deveres do condutor de bicicleta.

Logo após, o grupo formado por cerca de 80 estudantes e professores saiu em destino à aldeia Tekoa Mirim. Durante todo o trajeto, as viaturas da Secretaria de Trânsito deram todo o suporte ao grupo de alunos. Após aprenderem sobre as leis de trânsito e saberem como se comportar com segurança em todo o percurso, foi a vez de conhecerem mais sobre os hábitos e costumes do povo indígena que reside em Praia Grande.

Uma vez na aldeia, os estudantes foram recepcionados pelos indígenas. Os estudantes viram de perto os produtos produzidos por eles, assistiram à apresentação cultural e também a uma palestra com o professor sobre a vida local, depois participaram de atividades esportivas. "A troca de experiência ocorreu a todo momento. As crianças indígenas fizeram alguns desenhos para presentear os nossos alunos. Foi um aprendizado bem diferente para eles”, destacou Oliveira

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