PORTAL EDUCACIONAL

PORTAL EDUCACIONAL

Compartilhe:

• Secretaria de Educação realiza a 22ª edição da Capacitação do Educador de Apoio

Publicado em 21/07/2025 - por DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 21/07/2025

Promover momentos formativos para que os servidores estejam sempre preparados e qualificados no exercício da sua função. Com esse objetivo, a Secretaria de Educação (Seduc) promove a 22ª edição da Capacitação do Educador de Apoio, que ocorre de segunda a sexta-feira (21 a 25). Participam das palestras os cerca de 5 mil funcionários que atuam nas 78 escolas municipais, na garagem e no prédio administrativo da Seduc.

A organização da Capacitação do Educador de Apoio fica a cargo da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento. Para esta edição, foram programadas 29 palestras. Cada servidor assistirá a dois momentos formativos, sendo uma formação direcionada ao cargo exercido pelo funcionário público. Já a segunda capacitação compreende as áreas de interesse do profissional. Tais ações ocorrem no Palácio das Artes, no Auditório Jornalista Roberto Marinho e na sala de capacitação na Seduc.

Nas palestras, entre os temas abordados estarão: equidade racial na educação; inteligência emocional; alimentação saudável; entre outros. Outro momento diferenciado será a capacitação que ocorrerá na Garagem da Seduc. Na quarta-feira (23), os motoristas assistirão a formação nomeada "Atualização da Legislação de Trânsito", que será ministrada pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).

Participam da Capacitação do Educador de Apoio todos os funcionários que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Pertencem a esse grupo servidores que atuam nas funções de: serventes (limpeza), motoristas, carpinteiros, eletricistas, encanadores, trabalhador, nutricionistas, pedreiros, pintores, programadores de computador, recepcionistas, técnicos de informática, telefonistas, inspetor de alunos, serventes I e II (auxiliar de merenda e merendeira), agentes administrativos, atendentes de educação e educador de desenvolvimento infanto-juvenil (EDIJ).

De acordo com o diretor da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores, José Amaro de Mendonça Junior, essa será a edição com maior número de palestras. "Esta quantidade oferecida pela Secretaria de Educação é um passo inédito para a formação dos educadores de apoio. Por isso, acreditamos que trará benefícios aos munícipes e impactará ainda mais os índices educacionais. Essa nova organização vem ao encontro do plano de governo da atual gestão", destacou

Voltar