PORTAL EDUCACIONAL
PORTAL EDUCACIONAL
Compartilhe:
Publicado em 08/10/2025 - por DANIEL ELIAS
A Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande conta com mais um aliado no combate ao bullying nas escolas municipais. Nesta segunda-feira (6), o Grupo de Apoio e Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE) realizou palestra para estudantes das EMs Carlos Roberto Dias e Lions Clube. O encontro ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, e contou com participação de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A iniciativa aconteceu por meio de parceria entre a Seduc e a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp). Durante a palestra, os guardas civis municipais (GCMs) que atuam no GAPE buscaram conscientizar os alunos sobre os problemas que a prática do bullying pode ocasionar e como os jovens podem evitar que aconteça. Para isso, os GCMs apresentaram um vídeo para inserir a temática e depois decorreram sobre o assunto.
Ao longo do dia, foram realizados três encontros com grupos diferentes de alunos das duas unidades. A secretária de Educação, Patrícia Almeida, fez questão de participar e conversar com os estudantes em um destes momentos. "Esse momento foi preparado com muito carinho para vocês. Nosso intuito é reforçar, com suporte do GAPE, a fala contra o bullying para que isso não aconteça em nossas escolas", destacou.
As ações promovidas pela Secretaria de Educação vêm ao encontro do que foi solicitado pelo prefeito, Alberto Mourão. No início do ano, durante cerimônia de posse dos secretários municipais, o chefe do Executivo entregou à titular da pasta de Educação, Patrícia Almeida, uma ordem de serviço sobre essa temática. Na ocasião, solicitou à Seduc para elaborar estratégias com a finalidade de combater a prática do bullying dentro das unidades de ensino. Desde então, uma série de iniciativas tem sido realizada para abordar a temática.
Reforço – Além das palestras, o GAPE também realiza uma ação junto as escolas com turmas do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. A iniciativa busca diminuir índices de violência e criminalidade por meio da cartilha “Ensinando a Viver”. Para alcançar essa missão, os guardas municipais que atuam no projeto estimulam a autoestima das crianças, valorizando os vínculos afetivos, a prevenção a qualquer forma de violência, vandalismo e combate às drogas, além de inserir conceitos éticos.
Também atuam no GAPE os guardas Roberto Aparecido Silva, Alex Francisco Neves e Hewerton Ribeiro Clementino.
Além do curso nas unidades municipais, palestras também são ministradas em escolas estaduais e particulares. A ideia é que os alunos atuem como multiplicadores do conteúdo que recebem durante os encontros e repassem o conhecimento adquirido a seus familiares e amigos. O GAPE é realizado em parceria pelas secretarias de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e de Educação (Seduc)