PORTAL EDUCACIONAL

PORTAL EDUCACIONAL

Compartilhe:

• Alunos de escolas municipais de Praia Grande participam de avaliações externas

Publicado em 22/10/2025 - por DANIEL ELIAS

O aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino será colocado em teste nos próximos dias. Isso porque começaram as avaliações externas que envolvem os estudantes das turmas de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. A primeira aplicação de exames teve início nesta segunda-feira (20), com a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Até o final de novembro, ainda acontecem a Fluência Leitora e o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

Em Praia Grande, até o dia 31 de outubro, mais de 7,5 mil estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental realizam a prova do Saeb. A avaliação tem por finalidade diagnosticar a qualidade da educação básica brasileira, verificando os níveis de conhecimento dos estudantes por meio de testes de matemática e língua portuguesa, além de questionários contextuais. Os resultados neste exame são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

No dia 18 de novembro, será a vez dos alunos do 2° e 5° anos do Ensino Fundamental realizarem a prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Ao todo, mais de 9 mil estudantes participam deste teste de conhecimento. O exame tem o tempo de duração de 3h30 e conta com 32 questões de múltipla escolha referentes às disciplinas de matemática e língua portuguesa.

Na sequência, a partir de 19 de novembro até 4 de dezembro, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental passam por uma nova avaliação. Neste período, mais de 4,5 mil estudantes participam do processo avaliativo dentro da Fluência Leitora. Desta vez, serão observados o entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados à etapa escolar, a partir da habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

"É fundamental a participação máxima dos nossos alunos em todos estes momentos", destacou a secretária de Educação, Patrícia Almeida. "O desempenho dos nossos estudantes auxilia na elaboração de políticas públicas voltadas para a área da educação, não apenas no âmbito municipal, mas, principalmente, nas esferas estaduais e federais. A partir destas avaliações, temos a real noção do nível de aprendizado oferecido em nossas escolas e conseguimos definir novas diretrizes, se necessário"

Voltar